quinta-feira, 7 de agosto de 2014

“Quem nunca viu touros em El Puerto… não sabe o que é um dia de touros”

Assim o sentenciou José Gomez Ortega “Joselito El Gallo”. Como aficionado privilegiado que sou, muitas foram as praças da vizinha Espanha em que assisti a corridas de touros. Muitas delas praças de primeira categoria mas, sem dúvida, que esta sentença de “Gallito” sobre o Puerto de Santa Maria, encerra algo de especial.
Tenho sempre presente quando me recordo desta bela cidade gaditana, o meu saudoso Amigo, Manolo Côrrea Flores (nascido nesta terra e refugiado da guerra civil em Portugal/Montijo), companheiro de tantas e tantas tardes de touros. Épocas houve em que foram ultrapassadas entre Espanha e Portugal mais de uma centena de corridas por ano. Mas voltemos ao que me leva a escrever este apontamento quando decorrem as corridas em El Puerto de Santa Maria.

A praça em si é de uma grande beleza, um ruedo imenso e aquela entrada com as cabeças dos touros, em especial os Osborne, faz com que os aficionados sintam algo diferente. Depois o respeito pelos toureiros, os aplausos tão diferentes, o som do clarim… enfim uma multiplicidade de coisas que a tornam de facto diferente.

Recordo aquele 15 de Agosto de 2000 em que Pedrito de Portugal aqui toureou, alternando com Celso Ortega e o cordóbes José Luis Moreno. Lidaram-se touros de Pablo Romero, numa tarde de vendaval.


(fotos do baú das recordações)


Sem comentários:

Enviar um comentário