quarta-feira, 27 de agosto de 2014

César Rincón junta-se à luta dos novilheiros pela liberdade de exercerem a sua profissão em Bogotá

César Rincón junta-se aos novilheiros em greve de fome (foto-D.R.)
Aqui no nosso cantinho das touradas, tem passado despercebido à comunicação social de forma talvez propositada e à da especialidade, se é que existe no nosso país, aquilo que os políticos estão aos poucos a conseguir para acabarem com o espectáculo dos touros.
Já não falo dos antitaurinos, porque esses muitas vezes instrumentalizados e sem conhecimento de causa são os menos perigosos.
Tenho para mim que o perigo está dentro da Festa, pelo pouco que os profissionais fazem por defendê-la - cada um mais interessado na sua própria circunstância - e nesta classe de novos políticos que já conseguiram encerrar praças como a de Barcelona, San Sebastian e agora este “ditador” Gustavo Petro, Alcalde de Bogotá, encerrou ou quer encerrar, a praça de Santamaria de Bogotá.
Pela frente encontrou um grupo de jovens novilheiros que estão há mais de vinte dias em greve de fome em frente à praça, colocando em risco a sua vida, para pedirem a liberdade de exercerem a sua profissão e a abertura desta praça mítica da América do Sul.
César Rincón a maior figura do toureio nascido na Colombia, viajou de Espanha para dormir ao lado dos novilheiros em greve, estabelecer contactos com a alcadia da cidade e enfrentar-se a este prepotente político que não respeita a lei e a própria democracia.
César Rincón disse à “secretaria general de la alcaldía, Martha Lucía Zamora, quien trató de convencer a César Rincón para que los novilleros dejaran la huelga de hambre y aceptaran el cierre de La Santamaría. "Ustedes no nos han tomado en serio”, declarando contundente Rincón-, “no se levantará esta huelga (greve) hasta que el alcalde Gustavo Petro no reabra nuestra plaza". Acrescentando "Esta es una lucha por la libertad y la libertad es lo más sagrado que tiene el ser humano", afirmou, ao concluir: "Soy uno más y he venido para ponerme a las órdenes de quienes consideren que mi concurso puede ser útil".
César Rincón está a coordenar com vários profissionais taurinos colombianos, uma marcha cívica para reivindicar os seus direitos e defender a tauromaquia frente à prepotência deste Gustavo Petro, que já afirmou preferir renunciar ao cargo (o que não fez) a reabrir a praça de Santamaria de Bogotá.
 É esta classe de gente, estes déspotas, o verdadeiro perigo que quer acabar com os touros em Espanha, França e América. Não vamos pensar que nós, por não haver a morte do touro na arena, estamos a salvo de um dia termos que enfrentar este mesmo problema...e já temos o exemplo de Viana do Castelo, é bom não esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário