quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Jesus Bayort …ou o sonho comanda a vida

Jesus Bayort concretizou um dos seus sonhos
Se essa “sentença” filosófica de que o sonho comanda a vida, faz sentido e todos temos o direito a sonhar, mais sentido faz na vida de um jovem que sonha vir a ser toureiro.
Retenho na minha memória de jovem aficionado, de ficar extasiado com os filmes em que os heróis eram os toureiros e os romances sobre este tema.
Ainda hoje guardo na minha biblioteca taurina esse romance em dois volumes de Pérez Lugin, "Currito de La Cruz", mais tarde levado ao cinema com Pepín Martin Vasquez numa dessas adaptações para a tela. A história de um jovem criado num convento de monjas, que salta de espontâneo em Sevilha e que chega a figura do toureio.
Com a iniciativa de Julian Lopez “El Juli”, com o concurso “Eres Torero”, trouxe para a ribalta na final de hoje em Bilbao, o nome e a figura de Jesus Bayort, um jovem pelirrojo (cabelo ruivo) que chegou a esta final graças às novas tecnologias ao ser eleito depois de Málaga através do twitter.
Chegou, viu e venceu a final com pelo menos duas lides de muito repouso, sentido do temple e boa concepção do toureio. Jesus Bayort já era conhecido por ser amigo do agora matador de touros Esaú Fernández, quando na companhia deste foi encontrado a caminhar na estrada como “maletilla” por uma equipa de reportagem do Canal + Toros.
Agora este jovem sevilhano que a exemplo do outro Rubio do Barrio de San Bernardo, Pepe Luís Vasquez que foi figura inolvidável do toureio, também este toureiro ruivo pode lá chegar… porque o sonho comanda a vida. Uma coisa já ele ganhou: A admiração dos aficionados pela sua qualidade como toureiro e ser humano e, também, debutar com picadores na próxima Feira de Saragoça. 

Sem comentários:

Enviar um comentário