quinta-feira, 27 de agosto de 2015

No melhor pano cai a nódoa…ou puro protagonismo

Há poucos dias neste mesmo blogue, escrevi que Matias Gonzáles é (era) um bom aficionado.

Ou no melhor pano caia a nódoa, ou este senhor leva demasiado à letra os regulamentos e o perfeccionismo. Não tem justificação o “roubo” das duas orelhas a “El Juli” hoje em Bilbao, com a faena cumbre ao seu segundo touro. Um touro que de princípio ninguém dava um duro por ele. "El Juli" com maestria, conhecimento e esse valor tremendo que o mantém como figurão do toureio, submeteu o touro à sua poderosa muleta, obrigou-o a romper para a frente, humilhar e depois bordou o toureio.
O público "louco" pelo esforço do toureiro. pediu as duas orelhas mas, este senhor, sentado lá desde o auto do poder que um regulamento lhe dá, negou-lhe essa merecida orelha. Uma orelha que lhe abria a porta grande, que justificou com a sua maestria, jogando a vida no ruedo de Bilbao.
É inadmissível que lhe negasse a segunda orelha, porque a estocada ficou um pouquinho descaída. Nem tampouco nesse rincón do Maestro António Ordóñez, que foi uma grande figura do toureio e saiu por muitas portas grandes matando os touros assim.
Matias pode ser um grande aficionado mas hoje, faltou-lhe a sensibilidade para colocar o regulamento para trás e dar um empurrão à Festa. Julian López “El Juli” não necessita hoje, por hoje, de portas grandes, porque está rico, é figura do toureio… e toureia por prazer.
Este mesmo senhor justificou assim o ano passado o outro “roubo” a Miguel Angel Perera, em entrevista ao CANAL +: Apesar de ter dito que “o toureiro fez uma faena muito boa e o touro era bom, não chegou”. Mediante os seus critérios "não merecia as duas orelhas". Isto porque para ele a espada ficou um "bocadinho ao lado". Voltou este ano a ser o protagonista da Feira de Bilbao e foi um mau aficionado, porque lhe faltou sensibilidade num espectáculo que é feito de momentos, de emoções e sobretudo de jogar a vida perante um touro.

P.S. - Para não faltar à verdade nesta minha opinião, devo dizer que já vi este mesmo presidente sacar, quase simultâneamente, os dois lenços brancos para conceder as duas orelhas. No entanto numa análise mais atenta, elas foram concedidas ou a novilheiros ou toureiros mais modestos, porque foi sempre mais duro com as figuras consagradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário