sábado, 11 de setembro de 2010

PRAÇA DE TOUROS DE ESTREMOZ VAI SER RECUPERADA

Praça de Touros de Estremoz
A Praça de Touros de Estremoz que foi inaugurada em 1904 e de longa tradição na tauromaquia nacional, propriedade do Centro de Bem Estar Social desta cidade alentejana, tem estado nos últimos anos votada ao abandonou e degradando-se progressivamente. Para além de todo o seu historial, trata-se de um edifício de grande valor arquitectónico que deveria ser preservado.
Nas últimas temporadas, como que numa “afronta”, as tourada teêm-se realizado em praças desmontáveis mesmo em frente à centenária praça.
Finalmente a Câmara Municipal de Estremoz, através do seu presidente, Luís Mourinha e os responsáveis pelo CBESE, chegaram a um entendimento e assinaram um protocolo para a reabilitação da vetusta praça que vai ser ratificado.
A praça vai ser cedida ao município por um período de 25 anos que se propõe fazer as obras de recuperação deste edifício. Segundo Luís Mourinha, depois de restaurada o autarca prevê que esta possa abrir em Abril de 2012. A obra vai ascender entre 2 e 2,5 milhões de euros comparticipada em 80% por fundos comunitários. Está por definir a forma de gestão deste tauródromo, que pode ser concessionado, entregue por um determinado período a uma instituição ou ser por gestão directa da autarquia.
Os aficionados saúdam esta iniciativa da reabilitação desta imprescindível praça e esperam ver dentro em breve, tal como Elvas, Évora e Redondo, renascer mais uma nova e cómoda praça de touros neste Alentejo aficionado e que tem sabido dar o exemplo da modernidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário