sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A (T)Ver touradas

É incontestável que a aportação de novos espectadores (não forçosamente aficionados conhecedores) às touradas ficou a dever-se ao saudoso Manuel dos Santos, figura incontornável do toureio a pé em Portugal e no mundo taurino e um dos maiores, senão o maior, empresário que este país alguma vez teve.
Quando nos anos sessenta Manuel dos Santos teve a iniciativa de transmitir através da televisão pública as “Fabulosas de Verão” do Campo Pequeno, logo apareceram os velhos do Restelo a dizer que era o descalabro porque o público ia preferir ficar em casa do que deslocar-se ao Campo Pequeno. Pura ilusão. Antes pelo contrário, com esta iniciativa o saudoso matador e empresário conseguiu uma divulgação inaudita do espectáculo dos touros e captou um novo público, não o aficionado mas o espectador puro e simples.
Só que os tempos eram outros, os comentadores eram os críticos como Cabral Valente, Nisa da Silva ou outros, respeitados e conhecedores.
A tourada dedicada ao emigrante (criada nos anos setenta pelo grande empresário que foi José Lino) a que assisti ontem (5 de Agosto) na TVI deixou-me matéria para reflectir.
Defensor de Moura não respeita a vontade
dos 800 mil portugueses
Em primeiro lugar a destacar a presença de membros dos Governo da Nação portuguesa como o Secretário de Estado da Cultura e a Secretária de Estado da Reabilitação a presenciarem a tourada e, ao mesmo tempo, em declarações a esta estação de televisão, deixarem o apoio inequívoco a este espectáculo como aficionados e governantes, o que é de louvar. Também de realçar a postura do actual director-geral da TVI, ao afirmar que, o que conta são as audiências e, enquanto elas o justificarem, a estação que dirige vai continuar a transmitir este tipo de espectáculo. O mesmo não se pode dizer das recentes declarações do candidato a Presidente da Republica Portuguesa, Defensor de Moura, responsável pela proibição das touradas em Viana do Castelo e que não respeita a vontade das quase 800 mil pessoas que presenciam anualmente este espectáculo. Como é que este senhor pode ser o presidente de todos os portugueses?
A segunda questão que se me levantou, diz respeito ao péssimo serviço que alguns colaboradores da TVI, mal preparados para este tipo de serviço demonstraram.
Aquela menina na trincheira que faz as perguntas mais disparatadas aos forcados como: “O que nos diz desta sua primeira estreia no Campo Pequeno”. Como se houvesse primeira, segunda ou terceira estreia. Ou ainda, não saber que Rui Bento Vasquez, a quem promoveu a “doutor”, para além de responsável pelas actividades tauromáquicas no Campo Pequeno é um matador de touros e apoderado de toureiros.
Isto já para não falar do aspecto folclórico com que nos quiseram vender o espectáculo.
Um “reality show” de personagens televisivas que apenas ali estão para se exibirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário