sábado, 7 de agosto de 2010

Alpalhão 6 de Agosto – Triunfo de Ana Batista e dos Forcados de Arronches

Integrada nas Festas de Verão desta localidade do Distrito de Portalegre, a empresa Gestoiro, levou a efeito uma tourada denominada “Corrida da Mulher” com meia entrada forte, em que alternaram Sónia Matias e Ana Batista, ambas a cumprirem 10 anos de alternativa, a praticante Joana Andrade e os Forcados Amadores de Portalegre e Arronches.


Lidaram-se novilhos/touros bem apresentados da ganadaria espanhola da Dehesa de Guadarrama, propriedade de Felipe Garrigues Chicheri de Brunete (Madrid) e de procedência Sepúlveda/Atanásio. À excepção do último touro do festejo, todos denotaram alguma mansidão, sentido e crença em tábuas.
O triunfo inegavelmente pertenceu a Ana Batista, consubstanciado numa equitação exemplar com a doma das montadas e nas capacidade e conhecimento que estes anos de alternativa conferem à cavaleira ribatejana. Aproveitou o primeiro com uma lide correcta enquanto o touro aguentou, e pisou e colocou ferros de compromisso a sesgo e por dentro no segundo do seu lote. Um touro difícil agarrado a tábuas e com uma mangada a colocar a Ana Batista dificuldades no momento de cravar.
Sónia Matias empregou-se e esforçou-se por agradar perante a mansidão e o adiantar-se às montadas do primeiro, para no segundo, que serviu, andar ligada e entregue (com o cavalo árabe) em que rematou a actuação com um ferro em sorte de violino.
Notaram-se as carências de Joana Andrade inerentes à sua pouca experiência, em especial no primeiro do seu lote. Já no seu segundo e último da função, o melhor exemplar de Guadarrama, conseguiu um que outro apontamento de melhor nota, sem contudo tirar o máximo proveito que o touro permitia.
Nos forcados o triunfo pertenceu ao Grupo dos Amadores de Arronches que demonstraram maior coesão no conjunto das três pegas. Paulo Florentino fechou-se à segunda tentativa, Fábio Mileu arrancou uma grande pega à primeira e, para fechar a actuação, Fábio Meira não deixou os créditos por mãos alheias e consumou com uma rija pega também à primeira tentativa.
Maior dificuldade para o Grupo dos Amadores de Portalegre com Ricardo Almeida a só conseguir consumar ao terceiro intento, André Rodrigues à segunda, e o ressurgido Nelson Nabiça a fechar-se à primeira tentativa. De salientar a grande dificuldade na saída dos touros das tábuas para os cites dos forcados, pelo que foi necessário em algumas situações pisar terrenos de compromisso.


Sem comentários:

Enviar um comentário