segunda-feira, 16 de maio de 2016

Exposição fotográfica de Maria João Mil Homens No Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte

Conheci a Maria João ocasionalmente numa tourada na Terrugem, quando se sentou junto a mim e o João Cortesão nos apresentou.
Daí para cá temos tido um relacionamento ligado ao mundo dos touros, em especial à fotografia. A Maria João conquistou no meio taurino um lugar pouco comum na Festa dos Touros, quando se é mulher. Quando começou a aparecer pelas trincheiras das praças de touros, era vista por alguns como um elemento estranho. Em Portugal poucas mulheres/fotógrafas se vêem nas trincheiras, excepção feita às revistas cor-de-rosa que nada têm a ver com a Festa.
Hoje em Monforte, no Centro Interpretativo Tauromáquico a Maria João apresentou a sua exposição de fotografia taurina “Momentos que fazem história”. Ou seja, momentos que a sua objectiva captou pelas praças deste país e Espanha e que são únicos, porque no toureio nada se volta a repetir.
Como afirmou na abertura da exposição o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, a Maria João está a expor neste espaço por mérito próprio e pela dedicação que demonstra a esta terra e a este concelho.
As fotos na sua maioria a cores, espelham momentos do toureio onde pode imperar a beleza, a plástica, o improviso mas, também, a tragédia inerente a este espectáculo único em emoções e sentimentos.
A exposição pode ser vista neste espaço cultural em Monforte até ao próximo dia 31 de Maio.














Sem comentários:

Enviar um comentário