sábado, 31 de agosto de 2013

Reinauguração da Praça de Touros de Estremoz


(Foto gentileza taurodromo.com)
Infelizmente não pude assistir por motivos profissionais (meu jornal) à tourada de reinauguração da Praça de Touros de Estremoz. A Praça de Touros da minha Terra Natal..
Ainda criança, em bicos de pés desde as ameias das velhas muralhas, que aquele edifício de forma circular lá ao fundo me fascinava. Era para mim um mistério. Ali quase ao lado do velhinho Campo de Futebol dos Encarnadas, era a Praça de Touros que prendia as minhas atenções de criança.
Mais tarde, com os meus sete, oito anos, pela mão do meu primo/padrinho Joaquim António, músico na velhinha Lusitânia e que era cornetim de serviço à praça, transportando a mala do trompete e pela sua mão comecei a entra naquele espaço. Aquela meia-lua de sombra e sol viria a prender-me para sempre. Foi o início de uma paixão que carreguei e carrego com a mesma entrega, respeito e admiração com que naquela ocasião me causavam, toureios a pé, cavaleiros e forcados.
A Praça está linda. Foi um acto de coragem por parte de mais um autarca do nosso Alentejo que, embora em tempos difíceis, sentiu que era importante recuperar este património. Lamento que a praça não tenha esgotado como seria de esperar mas, o mais importante foi a sua reinauguração.

Sem comentários:

Enviar um comentário