segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Concurso de Ganadarias de Monforte

Cavaleiros – Luís Rouxinol, Moura Caetano e Telles Bastos
Forcados Amadores – Ribatejo, Chamusca e Monforte
Touros – Herdºs Branco Núncio, Paulo Caetano, Manuel Coimbra,
                Lampreia, José L. Cochicho e Canas Vigoroux


Um concurso de ganadarias é sempre um aliciante para o aficionado. As várias divisas a concurso com os respectivos encastes e pelagens, proporcionam motivo para uma apreciação mais profunda, analisando sempre as lides em função de cada um dos encastes e comportamento dos seus exemplares.




O melhor perfume apresenta-se sempre em frascos pequenos

Escutei esta frase já não sei quando da boca de uma mulher. E quem melhor para definir estas coisas. Sem dúvida que o exemplar do meu caro amigo José Luís Cochicho não primou pela apresentação, foi o mais terciado do concurso mas, levava dentro, aquilo que é o touro bravo: Fixo nos cavalos, pronto na investida, galopando, com fundo e nobreza. Com estes predicados foi o justo vencedor por unanimidade do Prémio à Bravura.
Igualmente foi justa a atribuição do prémio para o Touro Melhor Apresentado à divisa de Herdºs de António Lampreia, neste caso por maioria. Não era o touro de hechuras que me possa seduzir, mas estava a par do de Manuel Coimbra. Este “Lampreia” berrendo em negro, rematado de carnes foi sem dúvida para a maioria do júri o de melhor apresentação.
Não foi um concurso em que a bravura imperou, antes pelo contrário, na sua maioria foram algo desencastados, pouco fixos e, um ou outro, mansote a procurar o refúgio das tábuas.

Rouxinol, Moura Caetano e Cabo dos Amadores do 
Ribatejo, deram prova de humildade e autocrítica

É pouco usual estes gestos de humildade e autocrítica por parte sobretudo dos toureiros – muitas vezes em voltas pendurados nos forcados. Luís Rouxinol e João Moura Caetano foram os primeiros a reconhecer que, as suas prestações nos primeiros dos seus lotes, não foram conseguidas pelas características dos touros, por isso não mereciam esse prémio. Um gesto que os dignifica e contribui para uma Festa com mais verdade.
Quando ao Cabo dos do Ribatejo já é habitual neste, e em muitos forcados, serem os primeiros críticos das suas actuações.
Numa análise final, os cavaleiros estiveram por cima das condições de lide dos seus oponentes. Luis Rouxinol com a entrega e soluções que quase sempre apresenta; Moura Caetano fiel a um estilo próprio, que se pode gostar mais ou menos, mas que é seu, ou qual imprimi personalidade, improviso e carácter. Destacou-se pela qualidade do exemplar de Cochicho que lhe tocou em segundo lugar. Com um toureio mais ortodoxo, com os princípios que se bebem na Torrinha, Manuel Telles Bastos foi ele próprio, sem concessões à galeria e fiel ao seu conceito.
Pelos Amadores do Ribatejo pegaram Rui Godinho (4ª) e João Guerreiro (2ª). Francisco Andrade (1ª) e Francisco Souto Barreiros (1º) pelos Amadores da Chamusca. Pelos Amadores de Monforte foram caras Nuno Toureiro (2ª) e Dinis Pacheco (1ª).

Em terra do toureio a cavalo, vibrou-se com o toureio a pé

Em terra de cavaleiros tauromáquicos vibrou-se e aplaudiu-se o toureio a pé. João Augusto Moura que há bem pouco tempo despertou o interesse dos aficionados à arte de “Montes”; nós próprios que o acompanhámos no seu debute em Sevilha naquele domingo de 7 de Junho, desde o quarto do Hotel Colón até à Maestranza, voltou a reaparecer na sua terra e surpreendeu para quem está afastado há já algum tempo.
Com um novilho da Torre de Onofre, com um bom pitón direito, esteve assente e lanceou com gosto à verónica. Iniciou a faena no centro do ruedo com um cambiado pelas costas e aproveitou o pitón direito para o submeter em derechazos com gosto.
Depois de puntear algumas vezes na muleta veio a menos pelo lado direito o de “Onofre”, contudo João Augusto ainda lhe sacou um ou outro natural, baixando-lhe e correndo a mão. Vibração nas bancadas em faena não redonda mas conseguida e de mérito, que brindou a Luis Procuna.
Cerca de meia casa com forte incidência na sombra e que uma centena de “heróis” suportou um sol abrasador.















Sem comentários:

Enviar um comentário