sábado, 24 de agosto de 2013

Forcados de Arronches e Tiago Carreiras triunfam com os “Lampreias”



A recuperação de uma data tradicional

A empresa Toiros + em colaboração com a Associação Cultural “Amigos da Festa Brava”, quiseram recuperar uma data tradicional na praça de Touros de Arronches: a das extintas Festas da Misericórdia. Para tal tiveram como aliciante a comemoração dos 15 anos do Grupo de Forcados de Arronches… e estes encerrarem-se com seis touros de António Lampreia Herdºs.

Um curro da divisa alentejana bem apresentado, de pelagem e comportamento diversificados. Destacaram-se o terceiro e quinto, foram mansotes e reservados os restantes.
O público respondeu, em especial nos sectores de sol, faltando a sombra estar mais composta.


Desafio ganho pelos Amadores de Arronches



Um grupo que faz 15 anos de existência e nas últimas temporadas, com um número razoável de corridas e muitas delas pegadas em Espanha com os touros apenas despontados, já tem a maturidade suficiente para aceitar este desafio. Nesta noite reivindicaram na arena que, é gritante que passados todos estes anos, ainda não tenham pisado a arena do Campo Pequeno.
Com quatro pegas à primeira tentativa e duas à segunda o desafio foi ganho, se calhar para surpresa de muitos que esperavam outro desfecho. No final na companhia do outro triunfador Tiago Carreiras o grupo deu volta à arena sob os aplausos do público.


Mérito para os cavaleiros com Tiago Carreiras a destacar-se



Rui Salvador debelou com cresces as dificuldades do seu lote. No primeiro deixou um ferro comprido de antologia, com o touro debaixo do braço e ao estribo. Deixou depois dois curtos consentindo e um em sorte de violino algo improvisado. No segundo do seu lote, foi o Rui Salvador com o seu pundonor e entrega total, perante um adversário reservado e por vezes a colocar-se pela frente.
Perante o primeiro do seu lote, muito complicado, Francisco Cortes defendeu-se com os compridos à meia volta e um bom ferro curto a sesgo com exposição foi o melhor que conseguiu. Já com o segundo que foi colaborador, esteve mais a gosto e deixo dois ferros curtos de muito boa nota.
Sem duvida que o triunfador da noite foi Tiago Carreiras. Aproveitou excelentemente as condições do primeiro, elegendo bem os terrenos de fora para deixar o touro colocado. Foi uma lide emotiva, com entrega, pisando os terrenos ao touro e a cravagem correcta. Escutou a grande ovação da noite.
Se no primeiro esteve bem, no segundo esteve superior. Com um touro agarrado a tábuas (parede), sem uma única investida franca, recorreu aos sesgos, expondo uma barbaridade e rematando as sortes por dentro rodando o piton.
No intervalo a empresa Toiros +, através da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, fez entrega de uma lembrança pelos 15 anos aos Amadores de Arronches. Apenas um pequeno reparo nestas coisas de troféus e lembranças: é que ficam sempre de costas para os sectores de sol que também pagam bilhete.
As gentes da Festas têm que estar mais atentas a estes pequenos pormenores. É só fazerem meia volta e agradecer a estes sectores que são na actualidade os que mais vão aos touros. Na sombra, muitos dos que iam para presumir, deixaram de marcar presença.
Pelos Amadores de Arronches pegaram à primeira, Ricardo Martins, Luis Carriço, Ricardo Nunes (cabo), e Fábio Mileu. À segunda tentativa Filipe Redondo e Paulo Florentino.









Sem comentários:

Enviar um comentário