domingo, 21 de junho de 2015

Em Arronches toureiros por cima dos touros no II Concurso de Ganadarias Alentejanas

A tradicional tourada integrada nas Festas de São João em Arronches, com uma noite de autêntico Verão, registou uma boa entrada nos sectores ditos de sol e menos gente na sombra.
Tratava-se do II Concurso de Ganadarias Alentejanas e, por isso mesmo, a expectativa recaia sobre o comportamento dos touros, que na generalidade estiveram abaixo do expectante em termos de bravura. O júri atribuiu o prémio de bravura ao touro da ganadaria de Paulo Caetano, que se deixou lidar mas faltou-lhe maior transmissão, aquela “chispa” que leva emoção às bancadas e, obviamente, à lide de Miguel Moura. Para o prémio de apresentação a decisão pareceu-me acertada, dado que o touro de Maria Guiomar, o touro de melhor trapio saiu à praça lesionado, o prémio recaiu sobre o primeiro exemplar de Francisco Romão Tenório.
Mansos os de Herdºs de Manuel Cary (igual aos quatro de Estremoz) e Fontembro. Paradotes mas a deixarem-se lidar os de Irmãos Carreira e o primeiro de Romão Tenório, sendo o sobrero deste ganadeiro um touro dentro do encaste Murube, um animal que permitiu a António Ribeiro Telles desfrutar com a sua lide. Com um tranco que lhe permitiu luzir-se. No brinde de um ferro que fez a João Moura, o Maestro da Torrinha disse-lhe e citamos porque ouvimos: “João como este, a ver se andamos cá mais uns anitos”. Está tudo dito no que à apreciação nos apraz registar. Se gostei da corrida? Fiquei algo decepcionado com o comportamento de alguns exemplares mas, tenho que enaltecer a forma como os toureiros, António Telles, Miguel Moura e Rui Guerra se sobrepuseram às dificuldades.
Se António nos deliciou e desfrutou com a lide do sobrero, também Miguel Moura teve duas lides interessantes dentro do seu estilo. Por vezes equivocou-se nos terrenos, houve batidas em que tirou o touro da jurisdição. Rectificou e teve momentos empolgantes, de entrega a fazer vibrar o público. É listo o mais novo dos Mouras (toureiros), porque sabe o que o público procura e é isso mesmo que lhes dá, quando colocou o cavalo a mordiscar o touro. Foi o delírio. Assim sendo, o júri atribuiu-lhe o prémio para a melhor lide.
A Rui Guerra tocou o pior lote. No de Fontembro a ter que recorrer à colocação dos ferros pelo corredor com decisão, e a estar a outro nível perante o dos Irmãos Carreira que, embora paradote, lhe permitiu deixar ferros mais ajustados.
Não foi fácil a noite para os forcados, em especial para os de Arronches que tiveram um elemento lesionado. Cumpriram com estoicismo mas, o prémio em disputa viajou até Évora com toda a justiça. Estiveram enormes na pega à 3ª ao de Fontembro, que era um autêntico comboio quando arrancava para o forcado. Dirigiu com acerto Marco Gomes (antes e durante a corrida) assessorado pelo Dr. Guerra.
No final na arena, Presidente da Câmara, vereadores e empresário, fizeram a entrega aos vencedores dos prémios em disputa.









Sem comentários:

Enviar um comentário