domingo, 16 de outubro de 2016

Faz hoje 50 anos que Joaquim José Correia (Quim Zé) morreu na Praça do Campo Pequeno

Joaquim José Correia nasceu em Évora, a 16 de Outubro de 1945. Quis o destino que fosse cavaleiro tauromáquico e que entregasse a sua vida há 50 anos a esta arte de tourear a cavalo.
Passou como José Mestre Batista pela Moita, pela casa do Ti Afonso (no seu tentadero chegámos a ver Quim Zé tourear), o avô de Correia Lopes, que nos anos sessenta, ali acolhia muitos dos que queriam ser toureiros.
Depois de várias actuações como cavaleiro tauromáquico amador, numa altura em que tinha como mestre Simão da Veiga, Joaquim José Correia veio a tomar a alternativa na Monumental do Campo Pequeno, a 18 de Abril de 1965, tendo como padrinho José Athayde. 
A 16 de Outubro de 1966, numa corrida de beneficência a favor do Orfanato Escola Santa Isabel, no Campo Pequeno, um touro da ganadaria Rio Frio, de José Samuel Lupi, chamado “Carvoeiro”, provoca uma colhida a Quim Zé, que teve morte imediata, precisamente nesse dia em que fazia 21 anos de idade. O touro foi pegado por António Sécio dos Amadores do Montijo, com ajuda de Maxinó (José Luís Horta).

Sem comentários:

Enviar um comentário