domingo, 24 de maio de 2015

Santa Eulália 7 de Junho - A Tourada de Gala à Antiga Portuguesa

A bonita e castiça praça de Touros de Santa Eulália vai comemorar os seus 120 anos de existência, um dado curioso da implantação das touradas na nossa região, posto que ainda no ano passado foi a Praça de Arronches a comemorar tão bonita efeméride.
Todos nós aficionados, ou não, já presenciaram, ou vimos através da televisão, esse espectáculo da Tourada de Gala à Antiga Portuguesa. Ela é nem mais nem menos, do que o repositório do fausto e grandeza que este tipo de espectáculo teve com as touradas reais no século XVIII em Portugal, que serviam para comemorar efemérides, casamentos e nascimentos reais, ou receber personalidades que visitavam Portugal.
Hoje representam por momentos, um regresso a esse passado, com a componente de vermos duas formas distintas da tourada à portuguesa. Quando realizada a Tourada de Gala a praça encontra-se engalanada. Rompe praça ou abre o cortejo, a figura do Neto com a sua capa negra, entram Pajens do Neto e dos Cavaleiros. Tudo isto acompanhado pelos Charameleiros, o Timbaleiro, Porta-estandartes e Alabardeiros.
Os coches com a sua tripulação composta por Cocheiros, Sotas e Moços de Tábua, transportam os cavaleiros participantes na tourada; a mula ou “Azémola”, que conduzida pelos forcados, transporta a ferragem. Como animal pouco digno de pisar a arena, é prontamente retirado da mesma pelos forcados em louca correria para recolher ao estábulo.

É este espectáculo que os aficionados podem apreciar no próximo dia 7 de Junho em Santa Eulália. Esteja atento aos Planeta dos Touros porque vamos ter bilhetes para oferecer.



Sem comentários:

Enviar um comentário