segunda-feira, 25 de maio de 2015

A nova geração a impor-se na Moita

Grupo de Forcados do Aposento da Moita (foto-Emílio de Jesus)
A tourada que teve lugar na Moita do Ribatejo para comemorar os 40 anos da fundação do Aposento da Moita, quando José Manuel Pires da Costa resolveu formar o grupo, passando então a exemplo de outras localidades a existirem dois grupos de forcados na castiça Moita do Ribatejo, à qual estive sempre ligado por laços de amizade (aficionados e toureiros) e sentimentais (José Lino, um Amigo que se mantêm vivo na minha memória de aficionado).
Ao longo destes 40 anos, e com sucessivos cabos, o Aposento da Moita granjeou a admiração dos aficionados, quer em Portugal como noutros países onde representou com grande dignidade a arte de pegar touros, sobretudo no México, onde a admiração e implantação desta modalidade do toureio ganhou raízes.
Segundo a crónica de Solange Pinto (touro e ouro), na qual fazemos fé, os touros no geral “cumpriram em comportamento e apresentação”. Mas o que nos chamou a atenção nesta crónica da nossa colega foi o toque de atenção da nova geração como Tiago Carreiras, Marcos Bastinhas, João Maria Branco e Mara Pimenta. É por aqui que passa o futuro da festa. Alguém que rompa definitivamente e que arraste aficionados e público às praças.
Aos Amadores do Aposento da Moita que passados estes 40 anos, tem à sua frente como cabo de novo o nome de Pires da Costa (filho). A história por vezes repete-se. Enhorabuena ao grupo e um abraço ao meu Amigo José Manuel Pires da Costa.



Sem comentários:

Enviar um comentário