terça-feira, 31 de março de 2015

Inaugurada em Alter do Chão a exposição sobre a carreira e vida do cavaleiro "Joaquim Bastinhas: "Sejam Bem-vindos ao meu Sonho..."

O Castelo de Alter do Chão recebeu no dia 29 de Março, a exposição do cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas: “Sejam Bem-vindos ao meu Sonho”, a terceira de um périplo que se iniciou em Elvas (sua terra natal), esteve em Portalegre e agora encerra nesta vila do Norte Alentejano.
Depois de Portalegre foi agora a vez da aficionada Vila de Alter do Chão receber exta exposição, a primeira (que eu tenha conhecimento) com esta magnitude, sobre a vida de uma personalidade da Festa dos Touros.
À entrada do castelo, Joaquim Bastinhas e a esposa, eram aguardados pelas entidades, com uma guarda de honra constituida por dois cavaleiros, montando exemplares com o ferro da casa "Bastinhas". No pátio de armas do castelo, um grupo folclórico do concelho exibiu-se para os presentes.
No salão do Castelo, o Presidente da Câmara Municipal de Alter, Joviano Vitorino, o Presidente da CIMAA, Armando Varela, Nuno Mochinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas e Vítor Carola, receberam o cavaleiro Joaquim Bastinhas, que se fez acompanhar pela sua família (Helena Nabeiro, Marcos Tenório, Dália Madruga e neta) em mais este acto de abertura da sua exposição. 
Mais tarde, chegariam o Comendador Rui Nabeiro e a sua esposa, o filho João Nabeiro e a sua nora. A família Nabeiro/Tenório tem a particularidade de ser unida como uma pinha, em torno de tudo o que diga respeito a actos públicos que envolvem algum dos nomes da família. Louve-se a capacidade do Comendador (que dias antes comemorou 84 anos) e a esposa, de subirem a escadaria íngreme que leva ao salão de actos do castelo.
Depois do Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão mostrar o seu agrado por receber este evento, tecer elogios ao cavaleiro e ao trabalho que Marco Gomes tem desenvolvido em torno da tauromaquia e em prol do Concelho de Alter, foi a vez de Vítor Carola, amigo do cavaleiro e da família fazer o elogio à vida e obra do Homem e do Cavaleiro Tauromáquico.
Joaquim Bastinhas agradeceu a recepção e acolhimento da sua exposição ao Presidente da Câmara. Confessou que “depois de tudo o que o meu Amigo, Dr. Vítor Carola disse sobre mim, não tenho mais palavras senão as de agradecimento para com todos os que colaboraram neste iniciativa e, em especial, à minha mulher, a grande mentora desta exposição”.
Depois desta cerimónia seguiu-se então a abertura da exposição que estará patente ao público até 14 de Junho.









Sem comentários:

Enviar um comentário