domingo, 1 de dezembro de 2013

Forcados Amadores de Arronches comemoram fim de temporada 2013

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches que festejou ontem mais um encerramento de temporada, começou logo com um treino tendo em vista a de 2014. Não foi só o treino como o convívio entre os veteranos deste grupo e os novos elementos que aos poucos vão chegando.Decisão e valentia não faltaram. Revelações com o capote e muleta tampouco...mas a surpresa foi o grupo de forcadas constituído por esposas e namoradas dos elementos dos Amadores de Arronches, como as fotos documentam…
Ao final da tarde de sábado, a Igreja de Nª Srª da Luz foi pequena para receber todos os que assistiram à Missa e Bênção dos Barretes dos Forcados Amadores de Arronches, que comemoraram o encerramento da temporada 2013. Sobre o barrete dos forcados o Padre Fernando Farinha estabeleceu o paralelismo do seu significado, porque os protege, e do que pode ser encontrado também no caminho da fé pelos crentes; benzeu os barretes e desejou sorte aos rapazes das jaquetas das ramagens que levam o nome de Arronches.
Com um dos salões do multiusos “O Celeiro” repleto de actuais e antigos forcados, familiares e amigos, com a mesa presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Arronches em que estavam o Vereador José Bigares, o Presidente da Associação Amigos da Festa Brava (onde está inserido o Grupo) e o ganadeiros locais Dª Margarida e Francisco Romão Tenório, teve início o jantar com que encerrou este dia festivo para os Forcados Amadores de Arronches. Durante o jantar actuaram um grupo de “Sevilhanas” e Leonor Fartouce.
Palavras de estímulo, apelo à amizade e solidariedade entre os elementos do grupo, estiveram no discurso de Ricardo Nunes, o Cabo do Grupo. Como recordou o historial do mesmo, não esquecendo o seu fundador Joaquim Praxedes e todos os que pelo grupo passaram, quer como forcados, dirigentes, familiares e amigos. Amigos como os ganadeiros locais sempre prontos a colaborarem nas suas iniciativas. Palavras também de Ricardo Nunes para a Câmara Municipal, na pessoa da sua Presidente pelo apoio aos Amadores de Arronches.
Outras presenças tiveram lugar durante os discursos de circunstância mas, temos que destacar a decisão de proclamar a Avó Maria (dos Cardoso), como é tratada carinhosamente, para madrinha do grupo, por tudo o que representa não só por ser avó de três forcados mas, pela sua forte ligação a todo o grupo; ou ainda o gesto do ex-bandarilheiro António Pedro que, entre outras lembranças para o grupo, lhes ofereceu a montera que usou ao longo da sua carreira.
Finalmente a intervenção sentida e emotiva que a todos deixou a reflectir sobre o que é ser mãe de um forcado. O texto que Ricardina Cardoso leu foi um hino a todas as mães de forcados pelo que sofrem e pela sua compreensão, quando os filhos escolhem esta forma de manter viva uma das tradições que nos tornam diferentes em relação a todo o Mundo Taurino.

 
   
     
      My Album
   
 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário