quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O adeus de dois grandes e o regresso de uma grande mulher toureiro

Os já largos anos de vida e como aficionado privilegiado, sempre que surgem notícias, umas boas outras nem tanto, desfila na minha memória algo relacionado e que eu vivi de alguma forma de perto.
Para a outra vida partiu Fermín Bohórquez (pai). Para além das muitas vezes que o vi tourear, recordo a última em que o vi actuar. Foi em Santa Olalla del Cala, num cartel com José Luís Sommer d’Andrade (que acompanhei) e vejam só, o outro alternante, era António Ventura, o pai de Diego Ventura.

Também para a outra vida, partiu Francisco Cano “Canito”, com 103 anos de idade. Era uma referência para toda uma geração de fotógrafos. Daqueles que se iniciaram com os rolos do preto e que aprendemos a revelar, fixar e lavar. Canito sempre foi figura grata para os toureiros e aceite por uma sociedade então muito fechada, nos tempos em especial de Luís Miguel Dominguín, com todos os romances e envolvimentos que teve, em especial com gente do cinema norte-americano. Ficará para a história como o fotógrafo que obteve a foto da trágica morte de Manolete em Linares.
Quando jovem aficionado, admirava as suas fotos que ilustravam crónicas de ilustres penas no Digame ou no velhinho “El Ruedo”, que comprava no “Manel dos jornais” no Montijo.
Mas nem tudo são más notícias. Cristina Sanchez a matadora de touros de maior dimensão que toureou pelos ruedos do mundo taurino e abriu a porta grande das primeiras praças, vai voltar às arenas. Confessou que os filhos gostavam de a ver tourear e isso vai a acontecer no dia 20 de Agosto, numa corrida em que entregará os seus honorários para fins benéficos. Tive o privilégio de ser recebido em Coruche na sua casa, pois ao ser casada com José Alexandre a quem me unia uma amizade desde os seus tempos de novilheiro, a isso me levou. Também tive a oportunidade de compartir com Vitor Mendes, Cristina Sanchez e José Alexandre um dia de tentadero na então propriedade do maestro de Marinhais. 
É pois com admiração e respeito por esta mulher toureiro, que aguardo a sua reaparição e que está assegurada a transmissão da corrida através da televisão Castilla La Mancha, onde exerce há anos de comentadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário