sexta-feira, 22 de abril de 2016

Quatro dias pelo campo até Viana do Alentejo- Romaria a Cavalo

Cerca de 400 romeiros partiram da Moita no passado dia 20 de Abril, em direcção a Viana do Alentejo, onde chegam dia 23, sábado, às 17h00, naquela que é a 16ª edição da Romaria a Cavalo e que terá como madrinha a actriz Sílvia Rizzo.
Faça chuva ou faça sol, a tradição volta a ser cumprida, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita no dia 22, onde haverá um programa musical/cultural nessa noite.
Nesta edição são esperados à chegada a Viana do Alentejo mais de 600 cavalos e cerca de 2000 romeiros, entre os quais um grupo da vizinha Espanha que participa pela primeira vez.
Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim-de-semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural para dia 23, a partir das 15h30, com grupos de cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo de Cavaquinhos do Alentejo e os Toca a Rufar.
À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobem ao palco os Bafos de Baco. Uma hora depois, terá lugar um espectáculo de sevilhanas com a Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 22h00, sobe ao palco Nininho Vaz Maia, seguido de baile e Dj’s.
No dia 24, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá cante alentejano com os Grupos Etnográfico, Feminino e Velha Guarda de Viana do Alentejo, seguido de um espectáculo com o Grupo Musical “Banza”.
Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 23, pelas 21h00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 24, a partir das 10h00.
De salientar que Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelas Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e tem como patrocinadores a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, a Hidrauviana, a Vangflor, a Delta Cafés e o Diário do Sul, contando ainda com o apoio da Diocese de Setúbal, Arquidiocese de Évora, Junta de Freguesia de Alcáçovas e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário