quinta-feira, 2 de julho de 2015

Voltam os touros a San Sebastian

Alguns dos toureiros com os empresários, Vitorino e Álvaro Domecq
Quando alguns políticos de San Sebastian com a prepotência que lhes é usual, não respeitando a vontade das minorias, decidiram encerrar a praça de touros de Illumbe durante quase três anos, senti algo como um sentimento de revolta…
Conhecia aquela bela cidade com toque sofisticado, com aquele "cheirinho" a França, com a sua Baía de La Concha, o seu Monte Igueldo, no princípio dos anos setenta, quando por motivos profissionais ali me deslocava. Regressei anos mais tarde aquando da apresentação de Luís Vital “Procuna” nesta bonita praça, obra de D. Manolo Chopera. Essa deslocação era para além de tudo o mais, o acompanhar o toureio e fizemo-lo eu, o Maestro Armando Soares, João Queirós e o Aurélio Grilo. Recordo que o Queirós dizia: “tu que trabalhas-te aqui é que diriges as operações, entenda-se almoço”. 
Levei-os ao Monte Igueldo, onde José Maria Rekondo, que tinha sido apoderado de Vitor Mendes, tinha e creio que ainda têm, um dos bons restaurantes de San Sebastian. Quis o acaso que encontrasse-mos ao chegar, o Maestro Vitor Mendes e o “Ti Zé” Chula, aficionado da Moita e que muito a escola lhe ficou a dever.
Depois do magnífico almoço e de Rekondo nos mostrar a fabulosa cave dos vinhos, fomos directos à praça. Fui eu que pedi para falar com a empresa e ao que íamos (reportagem para a Novo Burladero). Fomos recebidos com cavalheirismo e taurinismo pelos irmãos Pablo e Óscar Chopera (na companhia de Vitor Mendes), que nos mostraram as instalações administrativas. Depois assistimos à novilhada em que o triunfo grande escapou ao Luís Vital “Procuna”. 
Agora ao ser confrontado com a abertura da bela praça de IIumbe e o anúncio dos seus cartéis de 13 a 16 de Agosto, com Morante, El Juli, Ponce, Castella, Talavante, Perera, Manzanares, Paquirri, Pablo Hermoso e toureiros como António Ferrera, Diego Urdiales ou Paco Ureña, é para mim uma imensa satisfação como aficionado, porque IIumbe fazia falta ao norte de Espanha e aos seus aficionados e vizinhos franceses.

Sem comentários:

Enviar um comentário