terça-feira, 14 de julho de 2015

Baú das recordações. O touro de S. Pedro no Montijo

Ao mexer em papéis, recortes de jornais ou fotos que guardo no "Baú das Recordações", encontro sempre algo que me desperta a nostalgia dos tempos de juventude como aficionado interventivo no espectáculo.
Hoje encontrei este cartaz da Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos.
Pode ser um cartaz interessante para os nossos visitantes, até pelas figuras que o compõem. Só que para mim têm um significado muito especial.
Estava a cumprir o serviço militar e não tinha pegado sequer uma vaca. Eram as Festas de S. Pedro de 1970 e o Grupo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, estava na fase de transição de cabo. Joaquim Restolho tinha passado o comando do grupo para o Domingos Batista. Este colega era um alentejano da Urra no Distrito de Portalegre, onde por aqui pegava nas chamadas varas largas.
O Restolho mandou-me fardar na segunda corrida das festas. Pensei cá para mim: Isto é para ver a corrida ao lado dos meus companheiros. O Carlos Ramos, que durante muitos anos foi director da colectividade disse-me então: "prepara-te que ele vai mandar-te pegar um touro". Ao que respondi: "estás maluco, sem treinar vai agora mandar-me pegar".
Começada a corrida saiu o primeiro touro da Herdade de Camarate, do Engº Delgado dos Santos para ser toureado por Manuel Conde. 
Estive como sempre atento à intervenção dos bandarilheiros e à lide de Manuel Conde. Qual não é o meu espanto, quando o Domingos vem com o barrete na mão e diz-me: Fernando este é para ti!  
Quis o destino que pegasse o touro à primeira e livrar-me de um vexame se não o conseguisse. Sem um único treino até seria natural não estar bem à frente do touro. Felizmente que assim não foi e dei a volta na companhia desse grande senhor, aficionado e cavaleiro que foi Manuel Conde. Já passaram desde então, 45 anos!


Sem comentários:

Enviar um comentário