quarta-feira, 19 de junho de 2013

Seriedade e Competição amanhã no Campo Pequeno

click na imagem
No “Mix” de Factores Chave de Sucesso característicos do espectáculo tauromáquico, a seriedade do curro a lidar e a competição entre os artistas, assumem as mais elevadas ponderações, por constituírem a relação fulcral do espectáculo, ou seja, a relação homem-toiro.
Nesta corrida, apresenta-se na primeira praça do país a ganadaria António Silva, vencedora do “Galardão Campo Pequeno 2012”. Para a história fica a data de 7 de Junho, em que a divisa António Silva apresentou em Lisboa um curro imponente, que mereceu a distinção do júri que atribuiu os galardões, em função do trapío e comportamento de cada um e do conjunto dos toiros lidados. O esmero na selecção dos toiros para hoje está primorosamente documentado fotograficamente e honra o brio com que esta ganadaria tem evoluído desde os finais dos anos trinta do século passado. Com antiguidade datada de 25 de Junho de 1944 (Campo Pequeno) a ganadaria António Silva pasta na Torre do Ferrador, procede de Pinto Barreiros, ganadaria que permanece no actual encaste dos “Silvas”, a que se juntou sangue Parladé (via Conde de la Corte e Domecq).
A um naipe de jovens e valorosos cavaleiros tauromáquicos que já conquistaram o respeito do público aficionado (Sónia Matias, António Maria Brito Paes, Duarte Pinto e Tiago Carreiras), juntam-se duas esperanças da Arte de Marialva: Marcelo Mendes, que confirma a alternativa e o praticante David Oliveira, recém-chegado ao toureio mas com um inigualável palmarés na equitação de trabalho em que acumula os títulos de Campeão Nacional, Campeão Europeu e Campeão Mundial. Seis jovens com raça e valor que garantem a continuidade do toureio a cavalo e que prometem, nesta oportunidade perante o público da primeira praça do país, uma noite de acesa competição.
Os grupos de forcados amadores de Santarém e de Montemor, os dois mais antigos de Portugal, têm nos respectivos historiais páginas de raro valor e raça, na difícil e tão portuguesa arte de pegar toiros. São protagonistas de uma rivalidade histórica que se traduz na arena por uma competição franca e leal, que tem encantado gerações de aficionados. Perante a imponência do curro desta noite irão, por certo reafirmar os créditos que souberam conquistar ao longo dos anos.
Pela seriedade do curro desta noite e pela competição que cavaleiros e forcados irão protagonizar na arena, estamos certos de ter reunido neste cartel os ingredientes necessários para mais uma fabulosa noite de toiros no Campo Pequeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário