quinta-feira, 26 de abril de 2012

Romeiros voltam a cumprir tradição

A tradição volta a cumprir-se pelo 12º ano consecutivo. Entre os dias 25 e 29 de abril, centenas de romeiros voltam a participar na Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo. A iniciativa tornou-se um cartaz de visita obrigatório que atrai, ano após ano, milhares de visitantes.
É já no dia 25 de abril que centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país partiram da Moita em direção a Viana do Alentejo, onde chegam dia 28, sábado, por volta das 17h30.
Durante os 4 dias de percurso até chegarem ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, os romeiros percorrem perto de 150 km, por caminhos de terra batida. Novidade este ano é a pernoita da Romaria em Alcáçovas, dia 27, onde à noite, a Junta de Freguesia local promove um espetáculo com as Sevilhanas da Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Classe de Dança da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, seguido de baile com João Realista.
Outra das novidades este ano é a Tenda Tradições instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, onde a par da animação haverá também gastronomia. Dia 28, a partir das 22h30, atuam os Tres Sangres, seguido de baile.
Em termos religiosos, a partir das 21h00, vai decorrer uma procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, que será acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo. Domingo, dia 29, pela manhã, a imagem de N.ª Sr.ª D’Aires será levada para o Santuário numa procissão acompanhada pela Banda da Sociedade União Alcaçovense. Para as 11h30 está marcada uma missa campal junto ao Santuário.
Em termos culturais, dia 29, domingo, a partir das 12h30, na Tenda Tradições atuam “Sonido Andaluz”, as sevilhanas da Associação Equestre de Viana do Alentejo e ainda os grupos corais do concelho.
Recorde-se que a Romaria foi retomada em 2001, em abril, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.
A Romaria, distinguida em 2011 com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição”, é promovida por uma comissão organizadora que integra as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário