Bernardo Valencia anuncia, de forma oficial e definitiva, a sua despedida dos ruedos na próxima Feira da Virgen del Socorro em Valencia (Venezuela).
Bernardo Valencia num desplante |
Talvez alguns aficionados, com mais idade como eu se recordem dele. Chegou a Portugal no final dos anos setenta e baptizado como El Cordobés da Venezuela, pelo tremendismo do seu toureio. Ajudou-o em Portugal, José Lino e teve actuações de grande impacto sobretudo em Vila Franca de Xira e Setúbal.
Os seus alardes de tremendismo levava-o a bandarilhar com a boca, ou a bandarilhar numa cadeira.
Privei com ele de perto quando José Lino o ajudou e este vivia na casa do campino António Figueiredo, na Barroca d’Alva. Uma noite, depois de uma nocturna na Praça de Touros do Montijo em que se lidaram touros de João Ramalho, antes destes irem para o matadouro no dia seguinte, eu com os meus companheiros da comissão administrativa desta praça, fomos à Barroca buscá-lo às três da madrugada para tourear os touros lidados a cavalo. Recordo-me que Bernardo Valência erguia as mãos ao céu pedindo que lhe saísse numa praça, um touro com a classe do que tinha acabado de tourear, e bem, pelo piton esquerdo.
É este homem, hoje talvez com perto de sessenta anos, que se vai despedir no dia 13 de Novembro frente a touros de Rancho Grande y El Prado, num cartel com Júlio Aparício e El Cid.
Sem comentários:
Enviar um comentário