sexta-feira, 9 de junho de 2017

TAUROMAQUIA E IDENTIDADE EM VILA FRANCA DE XIRA

Realizou-se na noite de dia 6 de Junho, no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, mais um Fórum de Discussão, onde aquela entidade do poder autárquico promove, regularmente, tertúlias e debates de temas da cidadania, ligados à cultura e às realidades e fenómenos da sua implantação geográfica e vivências sociais.

Desta feita o tema escolhido foi Tauromaquia e Identidade e os oradores convidados Luís Capucha, sociólogo e professor universitário e Vítor Escudero, historiador e investigador do ISCSP da Universidade de Lisboa, Ambos aficionados à Festa de Toiros e bons conhecedores da história, filosofia e realidades associadas à mais legítima das tradições e identidades nacionais em que é protagonista maior o Toiro. Introduziu o tema e moderou o debate o Artista Plástico David Fernandes Silva, Técnico Superior da Junta de Freguesia de VFX, organizador deste fórum de ideias e actualidades.
Com o auditório completamente esgotado, com mais de setenta fregueses - entre os quais muitos bandarilheios, forcados, campinos, ganadeiros e o célebre matador de toiros José Júlio -, após as intervenções de Vítor Escudero e Luís Capucha, teve lugar um amplo e participativo debate sobre o papel das tertúlias, dos empresários, dos aficionados e do futuro da Festa, ante os inúmeros ataques que, agora, são institucionalizados com um partido com representação parlamentar que atenta contra a caça, o circo e as próprias tauromaquias, sejam as populares e de expressão de rua, sejam as ritualizadas e que ocorrem em praças de toiros por todo o país.
No ar ficou a necessidade de se levar por diante o dossier de consagração da(s) Tauromaquia(s) a Património Cultural Imaterial, como forma de defender, preservar e dignificar esta ancestral expressão artística da lide do toiro bravo, como direito à soberania e liberdade dos povos, na sua dimensão identitária e diferenciadora cultural, regionalista e nacional . Texto- Manuel Campos|Fotos-D.R.)



Sem comentários:

Enviar um comentário