terça-feira, 21 de junho de 2016

Faleceu Mestre David Ribeiro Telles

O patriarca da dinastia Telles faleceu aos 88 anos, deixando um profundo pesar no meio taurino português



Partiu ontem para a eternidade, o Mestre David Ribeiro Telles, como era tratado com todo o respeito por profissionais e aficionados. Faleceu na sua Herdade da Torrinha, junto dos seus. Partiu e deixou um legado dificilmente igualável, porque foi capaz, ao longo da sua existência, transmitir a filhos e netos essa paixão pelo campo, pelo cavalo e pelo touro.
Falar do seu percurso, não me parece necessário, porque todos os aficionados o sabem. Prefiro neste momento recordar o que de bom me foi dado desfrutar do ser humano e do toureiro. Como cavaleiro tive a felicidade de ainda o poder ver tourear variadíssimas vezes.
Como ser humano e grande cavalheiro, recebeu-me algumas vezes na sua Torrinha. Sentou-me à sua mesa com a sua família. A mim, à minha mulher e ao Rogério Amaro. Teve um dia o detalhe de me convidar para assistir a uma tenta com Manolo Arruza, filho do grande Carlos Arruza, quando eu e os meus colegas, o trouxemos ao Montijo para tourear com Mário Coelho.
Nesse mesmo dia vi um pormenor do qual jamais me esquecerei. Uma das suas bezerras, depois de picada e toureada por Manolo Arruza, abriram-lhe a porta para sair e voltou para trás para investir no cavalo do picador.
Recordo as preocupações do seu Homem de Confiança e Amigo, como foi Ludovino Bacatum, quando já lá vão uns anos, o Mestre esteve hospitalizado e muito doente, chegando-se a esperar o pior. Essa crise passou, o Bacatum partiu antes e o Mestre David felizmente, ainda teve mais anos para desfrutar da sua família e da sua Torrinha.
Maestro que descanse em Paz, porque na Terra julgo que muitas vezes a alcançou entre touros e cavalos nos seus campos que foram a sua grande paixão. Obrigado por tudo aquilo que nos proporcionou. Os meus pêsames à família Telles.

Sem comentários:

Enviar um comentário