quarta-feira, 1 de junho de 2016

Esquerda Parlamentar dividida quanto à proibição de menores de 18 anos participarem nas touradas

"PAN, Bloco e PEV querem proibir jovens com menos de 18 anos de participar nas corridas de toiros, mas parte do PS, PCP e direita não apoiam
A polémica discussão sobre as touradas volta hoje ao parlamento. Os deputados vão discutir os projectos de lei do PAN, Bloco e PEV para proibir os menores de 18 anos de participarem em espectáculos tauromáquicos. A direita está contra e a esquerda vai dividir-se.
BE e PEV vão defender restrições às touradas, mas o PCP não deverá apoiar e o PS divide-se. “Parte do PS vai estar com a causa tauromáquica e vai votar no sentido de zelar para que os interesses da tauromaquia e dos aficionados não sejam beliscados. Outra parte dos deputados do PS vai votar a favor porque são antitouradas”, diz ao i Gabriela Canavilhas, coordenadora do PS na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. O assunto vai ser discutido na reunião do grupo parlamentar, na quinta-feira. O mais provável é ser dada liberdade de voto aos deputados.
A votação está agendada para sexta-feira, mas dificilmente os projectos do PAN, Bloco de Esquerda e PEV terão sucesso. Os três diplomas apontam no mesmo sentido e querem acabar com a participação de jovens num espectáculo que classificam como violento.
A iniciativa de agendar o debate para o Dia Mundial da Criança foi do PAN. O partido que tem pela primeira vez um deputado no parlamento argumenta que “a tourada constitui um espectáculo violento e, como tal, deve estar sujeita às mesmas restrições etárias que outros espectáculos de natureza artística e outros divertimentos públicos considerados violentos”.
O projecto de lei, da autoria do deputado André Silva, refere que as touradas provocam “um efeito de dessensibilização face à violência que pode levar a que os menores passem a ver a violência como uma forma vulgar de solucionar problemas, acabando por poder levar à verificação de comportamentos desviantes”.
No mesmo sentido, o Bloco de Esquerda defende que permitir “o trabalho de menores em espectáculos tauromáquicos é uma aberração cultural a que importa pôr cobro”.
O Partido Ecologista “Os Verdes” optou, em vez de proibir a participação aos menores de 18 anos, por excluir das corridas de toiros os “artistas tauromáquicos” que não tenham a escolaridade obrigatória.
PSD vota contra PSD e CDS não alinham com as pretensões dos que querem proibir os jovens com menos de 18 anos de participar nas corridas de toiros. O deputado social-democrata Nuno Serra considera que “não faz sentido que estes jovens sejam tratados de maneira diferente dos que querem fazer cinema, teatro ou automobilismo. Os jovens não podem ser utilizados para servir as agendas ideológicas e preconceituosas dos partidos”. Serra acusa ainda os partidos que são contra as touradas de não terem “coragem” de apresentar um projecto para acabar com esta actividade. “Se querem acabar com as corridas, têm de o assumir, mas não têm coragem.”
A Federação Portuguesa de Tauromaquia (FPT), pela voz de Hélder Milheiro, acusa os partidos de quererem apenas atacar a tauromaquia. “Não estão preocupados com os menores, infelizmente. A única preocupação desses partidos é atacar a tauromaquia de uma forma lateral, porque sabem que não têm a capacidade de proibir a tauromaquia frontalmente.” O responsável pela FPT garante que a participação de menores “é muito esporádica, controlada e regulamentada”.(Fonte-Sapo online)

Sem comentários:

Enviar um comentário