sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Elvas - Casa da Cultura recebe exposição sobre Joaquim Bastinhas



Casa da Cultura em Elvas recebeu ontem ao final da tarde, a exposição, de “Elvas para o Mundo” que dá a conhecer a trajectória de Joaquim Manuel Carvalho Tenório, enquanto cavaleiro tauromáquico, Homem, chefe de família e empresário.

Uma presença “multidionária” vista poucas vezes nestes actos que contou com políticos locais e de outros concelhos limítrofes, empresários, familiares, amigos, toureiros e gente anónima, que quis ver de perto esta exposição de um filho dilecto de Elvas que projectou em especial através da tauromaquia o seu nome e o da terra que o viu nascer. Ao cimo da escadaria a figura de seu pai Sebastião Tenório, plasmada numa foto enorme, dava as boas vindas aos visitantes e, marcava de alguma forma, o porquê desta exposição.

Só por si, era mais do que justificada esta exposição sobre o cavaleiro que, ao longo de mais de trinta anos, se impôs por mérito próprio num mundo tão competitivo como este ligado à arte de a cavalo, lidar um touro, criando emoção e beleza pela conjugação desses dois animais tão belos como o cavalo e o touro, aliado ao sentimento pessoal e conceito da sua própria tauromaquia.
Quando na velhinha praça de touros de Évora, Joaquim Manuel Carvalho Tenório, no toureio Joaquim Bastinhas, recebeu das mãos do saudoso Mestre Batista o doutoramento em tauromaquia, poucos podíamos saber que era mais do que uma alternativa, mas sim, o legado de uma figura do toureio a outro que, pelo seu carisma e irreverência, viria a ser um dos predilectos do público e dos aficionados ao longo destes 31 anos de alternativa. Joaquim Bastinhas saía como o seu padrinho, do seio do povo e não de uma família tradicional nesta arte, tornando-se toureiro por uma vontade inquebrantável e o apoio e esforço de seu pai Sebastião Tenório.

No entanto, quis a Câmara Municipal de Elvas na pessoa do seu Presidente e a Comissão Executiva, que esta fosse uma exposição rompedora, inovadora. Não dar só a conhecer através da imagem, trajes, condecorações, troféus e utensílios, o que tem sido a trajectória do toureiro. Quis também, dar a todos aqueles que vão ter a oportunidade de presenciar esta exposição, quer em Elvas como em Portalegre e Alter do Chão, ficarem a conhecer o ser humano que está por debaixo do colorido e brilho de uma casaca de cavaleiro tauromáquico e que levou para além das nossas fronteiras, esta arte tão portuguesa como é o toureio a cavalo, ou seja: de “Elvas para o Mundo”.

Alguns podem-se interrogar o porquê desta comissão executiva ser constituída por três elementos ligados à comunicação social. Responderei porque há entre estes e o cavaleiro, um sentimento que nos une: a Amizade. No meu caso pessoal (até porque gosto de estar tranquilo no meu cantinho, sem protagonismos), nasceu há muito tempo, quando o Joaquim Manuel me disse um dia que “os toureiros têm que dignificar a sua profissão mas também, valorizar e respeitar aqueles que, através da comunicação social, divulgam o espectáculo dos touros com imparcialidade, conhecimento e críticas construtivas”.
Joaquim Bastinhas aprendeu de seu pai os valores que são hoje pilares da sua vida como o trabalho, a persistência, o respeito e a família. Por laços familiares absorveu do seu sogro a solidariedade e a inovação, factores esses que estão hoje presentes no seu dia-a-dia, dentro e fora das arenas, sempre pronto a dar o seu contributo por causas nobres.
Teremos contudo de reconhecer que as senhoras são dotadas de uma sensibilidade e de uma subtileza que, a nós homens, nos passa muitas vezes ao lado. É portanto de toda a justiça fazer aqui uma referência muito especial, ao contributo dado a esta exposição pela Dª Helena, sua esposa, por tudo aquilo que aportou a esta exposição, dando-lhe esse toque de bom gosto, estética e porque não dizê-lo, colocando o amor e carinho que os faz caminhar lado a lado, nesta difícil profissão que o meu Amigo, Joaquim Manuel, escolheu há mais de trinta anos e que levou da sua cidade de “Elvas para o Mundo”. 





Enhorabuena Maestro! E que todos possam desfrutar deste trabalho que a nós, nos deu um gozo especial em participar.






Click nas imagens














Sem comentários:

Enviar um comentário