quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Apresentada em conferência de imprensa a exposição “Joaquim Bastinhas de Elvas para o Mundo

No salão VIP do Colisão Rondão Almeida foi apresentada hoje pelas 19 horas, em conferência de imprensa, a Exposição “Joaquim Bastinhas de Elvas para o Mundo”.

Segundo Marco Gomes trata-se de uma exposição que faz uma retrospetiva da vida de Joaquim Manuel Carvalho Tenório, conhecido no mundo taurino como Joaquim Bastinhas. Mas não vai ser uma exposição só sobre o toureiro. Vai estar patente nesta exposição a faceta do Joaquim Bastinhas enquanto Homem, pai e agricultor.
Esta ideia partiu de um grupo de amigos que se constituiu numa comissão executiva, contando com uma Comissão de Honra, composta por várias individualidades que engloba amigos em várias áreas e familiares de Joaquim Bastinhas.
A mesa foi presidida por Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, que na sua intervenção salientou o que representa Joaquim Bastinhas como elvense, enquanto toureiro, empresário e o Homem sempre solidário com os seus conterrâneos, daí o Município abraçar este projecto que irá decorrer no próximo dia 17 na Casa da Cultura na cidade de Elvas.
Por seu lado, numa breve alocução sobre a trajectória de Joaquim Bastinhas, Paulo Caetano falou do toureiro, do amigo e do seu carisma. Lembrando que numa actividade tão dura e competitiva como é o toureio, é um feito manter-se na primeira linha ao longo de mais de trinta anos.
Paulo Caetano recordou também que Joaquim Bastinhas tem nos seus genes o gosto pela agricultura que seu pai lhe transmitiu, sendo hoje um empresário agrícola de êxito apoiado nas novas tecnologias, num grupo de trabalho que lidera e numa gestão rigorosa. Terminou por falar no chefe de família, como marido, pai…e avô, que no seio da família, encontra o apoio constante para levar a cabo todas estas competências.
Por último Joaquim Bastinhas mostrou-se sensibilizado com esta iniciativa, agradeceu o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, pois quando lhe foi comunicado este projecto, este era para ser realizado no próximo ano apenas em Alter do Chão. Finalmente verifica-se hoje, que esta exposição vai ser itinerante, estando patente ao público em Elvas, Alter do Chão e Portalegre.




Sem comentários:

Enviar um comentário