quarta-feira, 4 de junho de 2014

Com traje à Frederica ou com traje Campero

A próxima alternativa de Jacobo Botero no Campo Pequeno dá que pensar. Não é que seja conservador radical, admito que o toureio está em constante evolução mas, há regras mesmo que não estejam escritas, devem ser observadas, por uma questão não de nacionalismo bacoco mas, da defesa daquilo que são as nossas tradições.
Se deitarmos um olhar ao passado recente, outros ginetes tomaram a alternativa em Portugal por considerarem que o nosso país, e em concreto o Campo Pequeno, lhes dá outra categoria.
Basta lembrarmo-nos de Gastón Santos, Luc Jalabert ou Paco Ojeda, todos envergaram a casaca que nos distinguem. Então porque não manter a tradição e Jacobo Botero tomar a alternativa em Portugal envergando a Casaca e Tricórnio e não com traje campero. Então não faz sentido considerar o Campo Pequeno como a catedral do toureio a cavalo; não faz sentido virem aqui tomar a alternativa. Não sendo assim, figurem no cartel como acontece com Pablo, Ventura ou qualquer um outro rejoneador, a não ser que outros valores mais altos se levantem. O que me parece pouco coerente é companheiros da escrita taurina com um longo currículo, acharem que isto é apenas evolução. Então não falemos só em tradição quando nos interessa.

Sem comentários:

Enviar um comentário