terça-feira, 10 de junho de 2014

Arronches - conferência de imprensa para apresentação da tourada de S. João

No Centro Cultural de Arronches decorreu ontem, ao final da tarde, a conferência de imprensa para apresentação da tourada de S. João que terá lugar a 21 de Junho pelas 22 horas comemorativa dos 120 anos da Praça de Touros de Arronches.
Perante uma plateia em que se distinguiam pelo seu número os forcados de Arronches, neste ano em que celebram 15 anos da sua fundação. O empresário Pedro Pinto, a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, o ganadeiro Francisco Romão Tenório, Ricardo Nunes Cabo dos forcados Amadores de Arronches e Fernando Marques, elemento da comissão de acompanhamento desta tourada, compunham a mesa.
Foi exibido um pequeno vídeo com as imagens dos touros das diversas ganadarias a concurso e as declarações de alguns dos protagonistas, como o ganadeiro Joaquim Grave e Francisco Romão Tenório e o cavaleiro João Moura Caetano.
Na introdução ficou explanado o porquê desta ser uma tourada diferente, que vai para além da comemoração dos 120 anos da castiça praça de Arronches, construída dentro da antiga muralha da vila. Ela assenta em três pilares, a saber: os 120 anos da Praça, ser o primeiro Concurso de Ganadarias do Alentejo realizado nesta praça e a comemoração dos 15 anos do Grupo de Forcados Amadores de Arronches que, nesta tourada, pegam em solitário. Está também o empenhamento do Município de Arronches em dar dignidade a esta tourada de S. João a mais significativa para os arronchenses e aficionados.
A Presidente da Câmara na sua intervenção frisou que o Município e a comissão de acompanhamento desta tourada tudo fizeram -dentro de legalidade - para que das várias propostas dos vários empresários fosse escolhida aquela que cumprindo com o caderno de encargos, fosse a mais atractiva. Acrescentou ainda a autarca a sua disponibilidade para apoiar o Grupo de Forcados de Arronches que levam o nome da vila para além da nossa fronteira, dignificando as suas jaquetas e o nome de Arronches.
O empresário Pedro Pinto agradeceu na pessoa da Presidente da Câmara de Arronches, ter a oportunidade de montar esta tourada com um significado especial e espera não defraudar. O cartel está rematado com uma primeira figura e dois jovens valores do toureio que se têm vindo a afirmar. Isto para além dos touros elegidos para esta tourada serem exemplares dignos deste 1º concurso de ganadarias, alguns dos quais com um peso e trapio para além do espectável como as imagens anteriores o tinham demonstrado.

O ganadeiro Francisco Romão Tenório que se fez acompanhar da sua esposa neste acto, confessou que, tudo irá fazer para que a sua ganadaria possa sair dignificada deste compromisso mas, como é costume dizer-se, os touros são como os melões, só depois de lidados se pode saber o que levam dentro em termos de bravura.
Já quanto à apresentação essa está na sua mão e o touro a ser lidado nesta tourada está rematado e digno deste conccurso.
Ricardo Nunes cabo dos Amadores de Arronches, confessou a sua inteira confiança no grupo que está coeso, dizendo mesmo que, actualmente, 20 dos seus elementos têm lugar em qualquer grupo de forcados. Confessou que, quando em 2006 iniciou esta missão com o grupo, era impensável chegar a este dia em que os Amadores de Arronches vão ter tamanha responsabilidade e, ao mesmo tempo, a honra de pegarem os seis touros deste primeiro concurso na sua terra.
Nas perguntas da comunicação social, Hugo Teixeira do blogue Diário Taurino e do programa Três Tércios da Rádio Portalegre, perguntou à autarca para quando colocar uma trincheira na Praça de Touros de Arronches, já que as dimensões da arena o podem permitir. A autarca referiu que a praça é propriedade da família Romão Tenório e só com a sua autorização isso pode ser feito. O ganadeiro e proprietário do imóvel delegou logo ali, esse empreendimento na autarca que prometeu ir analisar no futuro essa possibilidade. 
(fotos|César Galão)

Sem comentários:

Enviar um comentário