quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Desmistificação das ajudas da União Europeia à criação de touros de lide

A União de Criadores de Touros de Lide (Espanha) afirma em comunicado de imprensa que a emenda do grupo dos Verdes aprovada ontem pelo Parlamento Europeu não tem fundamento legal.

“A União de Ganadeiros refere-se à emenda que o Parlamento aprovou ontem com 438 votos a favor, e que pretende excluir aos criadores de gado bravo as ajudas à criação de gado bovino. No comunicado, enviado passadas 21 horas, a União de Criadores de Toros de Lide, cita “fontes parlamentares” para referendar a afirmação de que a emenda não tem fundamento legal e também para apoiar a afirmação seguinte: “Pelo que em princípio seria recusada pelo Conselho de Ministros da União Europeia”.
A parte mais interessante do comunicado é que a União de Criadores de Toros de Lide mostra as respostas que a Comissão Europeia tem vindo a dar nas questões de fundo da Politica Agrária Comum-PAC: as instituições europeias explicam que as ajudas que se concedem são por héctar admissível a ganadeiros que têm direito a receber, sendo livres de seleccionar o tipo de animal e a actividades económica legar que desejem.
Perante a possibilidade de receberem fundos da ajuda de desenvolvimento rural (Programa FEADER), Bruxelas também explica que tampouco existe nenhuma ajuda específica ao sector do gado de lide”.
Termina o comunicado por referir que “perante a possibilidade da proibição da tauromaquia, as autoridades comunitárias já o afirmaram em várias ocasiões que a Festa é uma actividade cultural totalmente legal em Espanha, França e Portugal, que não pode ser proibida desde Bruxelas por falta de competência”.

Sem comentários:

Enviar um comentário