domingo, 1 de fevereiro de 2015

Viagem ao mundo de Joaquim Bastinhas

A Galeria de S. Sebastião em Portalegre, recebeu hoje ao final da tarde a exposição comemorativa dos 30 anos de alternativa de Joaquim Bastinhas – O Toureiro, o Homem e o Empresário - depois de estar patente ao público em Elvas, sua terra natal.
Antes da abertura da exposição o toureiro foi recebido pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, ao som de uma banda de música.
No anfiteatro do Município de Portalegre, repleto de público, estiveram presentes vários autarcas do distrito, representantes de tertúlias, grupos tauromáquicos, forcados e os toureiros D. Francisco Mascarenhas (dia 2 de Fevereiro completa 89 anos) e Rui Salvador, para além de familiares e amigos de Joaquim Bastinhas e aficionados anónimos.
Adelaide Teixeira saudou os presentes e disse ser uma honra para o seu Município receber esta exposição e Joaquim Bastinhas, como figura do toureio e representante de uma região em que a tauromaquia está tão vinculada e ter o maior número de praças como distrito.
Mostrou a autarca estar muito bem preparada e até demonstrar uma cultura taurina que surpreendeu. Recordou na sua intervenção, as reminiscências deste espectáculo em Cnossos, na ilha de Creta, na Grécia, onde se podem ver pinturas rupestres de uma “história taurina” com mais de 2.000 anos.
Marco Gomes dissertou sobre a história do cavaleiro Joaquim Bastinhas, escrita nas praças não só de Portugal como de Espanha, França, México ou Venezuela. Referiu os números impressionantes que ao longo da sua carreira Joaquim Bastinhas alcançou, como actuações na primeira praça do país, número de corridas ou touros lidados, entre eles o número de exemplares da divisa de Murteira Grave, ou as alternativas concedidas.
Foram projectadas e comentadas imagens significativas das actuações do toureiro e momentos da sua vida como figura pública, que sempre despertou o interesse da comunicação social nas várias áreas editoriais.
Por fim Joaquim Bastinhas agradeceu a recepção e homenagem para a qual não estava preparado. Pensava vir a Portalegre, única e exclusivamente inaugurar a exposição. Referiu Bastinhas que esta exposição em muito se deve à sua esposa Helena Nabeiro Tenório, que quis homenagear ao mesmo tempo o seu pai, Sebastião Tenório, que um dia quis ser toureiro e, por circunstâncias várias, não o conseguiu. Contudo viu esse sonho materializado no seu filho e no seu neto Marcos Tenório. Maior foi a surpresa quando a autarca o distinguiu com a medalha do Município que leva o nome de José Régio, nome maior das letras do nosso país, que viveu e leccionou em Portalegre de 1929 a 1962.
Seguiu-se depois a abertura oficial da exposição que ficará patente ao público nas instalações do Posto de Turismo..














Sem comentários:

Enviar um comentário