domingo, 22 de fevereiro de 2015

Diário de Notícias dá destaque a duas dinastias de toureiros portugueses

É cada vez mais raro um órgão de comunicação social de dimensão nacional dar relevo à tauromaquia porque isso para eles não vende jornais. Os políticos não se assumem aficionados, nem defendem o segundo espectáculo de massas em Portugal. Por isso, quando um jornal como o Diário de Notícias chama à sua primeira página a tauromaquia, todos temos que louvar essa decisão. A tauromaquia nacional não deve servir só para encher páginas da imprensa cor de rosa, a troco de não sabemos bem o porquê.

Intitulada “A arte dos Telles e dos Bastinhas. Duas formas de estar na cara do toiro”, foi peça em destaque na capa da edição de sábado no Diário De Noticias. Um trabalho jornalístico da autoria de Céu Neves e do fotógrafo Jorge Amaral. Um trabalho muito bem conseguido, sério, em que duas dinastias de estilos tão diferentes, mas com uma mesma afición e “solera” ao mundo da tauromaquia, defendem interesses comuns: cultura, tradição, orgulho e simplicidade (q.b.), de uma nação cujo povo, construiu parte da história do mundo. São essa tradição e cultura, que Bastinhas e Telles, numa linguagem simples e nada protocolar, acessível a todos, utilizam para falar do toureio e da tauromaquia. Parabéns ao “DN” pelo destaque e importância que concedeu á festa, e á equipa jornalística Céu Neves e Jorge Amaral, pela seu excelente trabalho.
Sobre a entrevista pode ler-se a determinada altura da mesma… “dos Bastinhas”: "começo a temporada a dizer que não faço mais de 20 30 corridas. Depois solicitam aqui e ali, por ser mais popular e carismático, ou porque fica bem no cartel tourear ao lado do meu filho, e eu vou aceitando... "
Marcos por sua vez acrescentou...o meu é um tourear com câmbios e mais ao piton contrário...hoje a maior parte dos toureiros é de dinastia. A estrutura está montada, mas há sempre a comparação na praça e uma pessoa tem que demonstrar mais qualquer coisa, por ser filho de quem é."



Sem comentários:

Enviar um comentário