domingo, 20 de julho de 2014

O exemplo francês

O Canal + Toros (por 10 euros por mês pode-se ver nas plataformas portuguesas) permitiu-nos a nós aficionados, a exemplo do passado ano, ver desde França, durante dois dias a Feira de Mont de Marsan.
Não teria nada de extraordinário se não fosse que todas as corridas da feira gaulesa, colocaram o cartel de “Não há Bilhetes” e deram nas duas últimas que pudemos ver, uma lição do que é (deve ser) a corrida de touros.
Este é o fruto de um trabalho de há muitos anos, em que o interesse dos simples espectadores os levou a aficionados entendidos, procurando estar informados sobre o que se passa no Planeta dos Touros, o que se escreveu e escreve, sobre a história do toureio, sortes, tércios, ganadarias e encastes. Tudo mas tudo, os leva a que hoje sejam mesmo para nuestros hermanos um exemplo de como se deve proteger e promocionar a Festa. Aficionados que, como pagantes, são eles que exigem às comissões de praça ou de festejos, o espectáculo que querem ver. Os cartéis touristas ou toureristas são apreciados e valorizados em todos os tércios e a corrida tem o nível que deve ter, no bom ou no menos bom. O respeito pelo touro e pelos toureiros hoje em França deve ser um exemplo para todos nós.(foto-D.R.)

Sem comentários:

Enviar um comentário