quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pese a contestação, a tauromaquia continua a despertar o interesse...


O touro bravo continua a ser, morfologicamente, um
dos animais mais belos de que o Homem pode desfrutar 
Pese a contestação que graça um pouco por todo o lado contra o espectáculo dos touros, e não pudemos tapar o sol com a peneira, o mesmo continua a despertar o interesse ou, pelo menos, a curiosidade de muitos povos.
É um facto que há umas décadas atrás os países que têm na sua tradição a tauromaquia, viviam como que num casulo e, pouco ou nada transpirava para o exterior. Lembremo-nos que foi necessário grandes vultos das letras, pintura ou cinema, divulgarem a tauromaquia para que ela chegasse mais além. A “vassalagem” que era prestada a Ernest Hemingway por alguma da sua obra versar o tema dos touros, ou a Orson Welles, entre outros.
Hoje com as novas tecnologias que despontaram vertiginosamente na última década, com o avanço da internet (banda larga), a criação de sites e blogues, os aficionados ou os simples curiosos, estão ao minuto em cima do acontecimento.
Este fenómeno por um lado necessário para a divulgação, dá também, àqueles que, com o direito que lhes assiste (respeitando os outros), terem mais matéria e meios ao seu alcance para tentarem travar ou mesmo acabar com esta tradição multissecular em países como Espanha, Portugal, França e muitos da América do Sul e Central.
Por simples curiosidade deixo-vos aqui os visitantes dos vários países, em vários continentes, deste despretensioso blogue que é o Planeta dos Touros: Portugal, Estados Unidos, Brasil, Singapura, Alemanha, Espanha, Rússia, França, Reino Unido, Canadá, Índia, Ucrânia, Luxemburgo ou Argélia. Temos a certeza que muitos destes visitantes são, na sua maioria, portugueses espalhados pelo Mundo. No entanto certamente, haverá outros naturais destes países que, pela simples curiosidade da nossa tauromaquia invulgar, onde o forcado é expoente maior, lhes desperta o interesse.


Sem comentários:

Enviar um comentário