sexta-feira, 2 de setembro de 2016

José Samuel Lupi Homenageado na tourada de encerramento do Campo Pequeno

O maestro José Samuel Lupi que foi o grande percursor do toureio à portuguesa em Espanha com a dimensão que hoje se lhe conhece, vai ser homenageado na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa com que encerra a época de abonos da praça lisboeta.
José Lupi que nos finais dos anos sessenta, principio dos setenta faz parte do famoso quarteto “Los Quatro Jinetes de la Apoteosis”, com os irmão Peralta e Alvarito Domecq, que muitas vezes salvavam as feiras do prejuízo económico, como mais tarde veio a acontecer com os “Matadores Bandarilheiros”.
É de toda a justiça esta homenagem ao Maestro José Samuel Lupi, em cuja Herdade da Barroca D’Alva, me fiz aficionado ainda muito jovem e fui aprendendo o que era o touro, o cavalo, enfim o toureio. Naqueles tempos José Lupi levava na sua quadrilha António Gregório e Rogério Amaro e, na Barroca, eram presenças assíduas para além do Manuel Rosa Pires ‘Balé’, o Nascimento, Dr. Branco (pai de Paulo Branco), irmãos Piteira, entre matadores e novilheiros portugueses, espanhóis e sul-americanos. Era uma escola com maestros toureiros, aficionados, maiorais e campinos como os irmãos Piúça, que nos ensinavam a todo o momento os segredos da criação do touro bravo.
Por aqui por este Alentejo, encontro de quando em vez o Luis Lupi, com quem fiz amizade exactamente na Barroca e recordamos esses tempos cada vez mais distantes.



Sem comentários:

Enviar um comentário