sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Para recordar…com Vitor Ribeiro

Estamos praticamente no defeso, restam-nos as tertúlias de amigos (poucas), entregas de prémios de rádios, sites, blogues, tertúlias etc.
Para alguns (os que tem acesso) as corridas da Temporada Grande na Praça México aos domingos e, logicamente, as revistas, os livros e as recordações...
Hoje mais uma dessas recordações de um passado já algo distante. A amizade já vinha de trás com o Vítor Ribeiro (pai), desde os seus tempos de actividade como cavaleiro. Reporto-me aos anos sessenta/setenta, em que eu, a cumprir o serviço militar em Setúbal, era na minha repartição no DRM 11, na Praça do Bocage, que lhe passava as célebres autorizações militares para poder passar a fronteira e tourear em Espanha. Estávamos em plena ditadura de Marcelo Caetano.
Mais tarde, já nos anos noventa, aparece nas arenas portuguesas outro Vítor Ribeiro (filho), aquele que carinhosamente familiares e amigos tratam por “Mávita”, diminutivo do seu nome próprio, Mário Vítor. Ora bem, esta foto diz respeito a uma entrevista que lhe fiz na Quinta da Estrela, ainda praticante, para o jornal diário Correio de Setúbal, do meu saudoso amigo Florival Monteiro, onde mantive também durante anos, uma página semanal sobre tauromaquia no outro seu jornal, “O Distrito de Setúbal”.
O Vítor Ribeiro logo de praticante tinha um grande ambiente junto dos aficionados e profissionais. Ambiente esse que viria a manter depois da alternativa (com algumas intermitências), até aos dias de hoje, pela forma frontal e verdadeira como interpreta o seu toureio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário