domingo, 6 de outubro de 2013

António Ferrera um grande toureiro com um grande coração

Praça de Touros de Madrid - António Ferrera
(foto-Javier Arroyo)
Sou suspeito em falar de António Ferrera, ou Antoñito como o seu pai o tratava, quando ainda criança já frequentava tentaderos no Portugal que não esquece e toureava pelas praças do nosso país. Com seu pai e com ele fui cimentando ao longo dos anos uma boa amizade. Recordo com certa nostalgia uma bezerrada que montei no Montijo a favor do Núcleo da Cruz Vermelha em que no cartel figuravam António Ferrera e Pedrito de Portugal no início do seus percursos taurinos.
Sem dúvida que este ano de 2013 é o da consagração de António Ferrera, um toureio que encontrou agora na sua tauromaquia (ao entrar nas grandes feiras) esse repouso e temple que o fazem ser admirado por profissionais e critica taurina.
Já  tinha tido o gesto quando no Campo Pequeno, na despedida de José Luís Gonçalves dos ruedos, o sacou a ombros. Não foi um gesto pensado, foi espontâneo, foi verdadeiro. Hoje na primeira praça do mundo como é Las Ventas, num dia de grande responsabilidade, perante uma corrida de Adolfo Martín, Ferrera voltou a demonstrar que para além de ser um grande toureiro, tem um grande coração: dedicou a sua lide ao José Luís Gonçalves. Uma verdadeira lição para tanto hipócrita que gravita infelizmente no nosso pequeno e mesquinho mundo dos touros no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário