segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tourada em Santo Aleixo (Monforte)




Integrada nas Festas em Honra do Padroeiro Santo Aleixo, realizou-se ontem, dia 21, nesta Freguesia do Concelho de Monforte, esta tourada em que se lidaram touros de Sommer de Andrade, irregulares de apresentação mas a proporcionarem lides aos cavaleiros que nem sempre souberam, ou puderam, tirar partido desse factor.
Dos cavaleiros em praça há a destacar a lide no segundo touro de João Moura Caetano, que depois de colocar os três compridos da ordem o touro continuava com acometividade que João aproveitou em lide muito conseguida com ligação, cingindo-se nas sortes e recreando-se nos remates, o melhor da noite. Antes no seu primeiro, viu o touro ser recolhido por problemas de locomoção (o mesmo problema do segundo de Sónia Matias), aproveitando o que saiu com uma lide correcta, com ferros a serem colocados depois de uma pequena batida. Rematou a lide com dois ferros de palmo cingidos. Notou-se em Moura Caetano mais alegria em praça e um toureio mais repousado, o que é de saudar.
Sónia Matias que abriu praça andou algo precipitada, com muitos ferros falhados que soube tapar ao recorrer aos ferros em sorte de violino sempre apreciadas pelo público.
O segundo com problemas de locomoção de início veio a melhorar e cumprir, mas Sónia não aproveitou na plenitude o de “Sommer”, faltando cingir-se mais nas sortes o que provocou de novo várias passagens em falso e ferros falhados.
O praticante Rui Guerra que lidou um único touro teve dificuldade de início em se acoplar, o que viria a superar deixando dois bons ferros curtos e um violino bem executado. Prolongou demasiado a lide e a sua prestação veio a menos.
Muito boa actuação dos forcados, sobretudo do grupo de Monforte com duas excelentes pegas à primeira através de Luis Aranha e de Rui Russo. Os Amadores do Montijo, abriram com uma pega à segunda tentativa através de Fábio Sindico para fecharem com mais duas à primeira através de Carlos Morais, muito bem a reunir e Ricardo Almeida (num grupo misto) que esteve primoroso a citar e reunir, ao qual agradecemos o brinde que nos fez.
Como sempre a dirigir com grande acerto o maestro António dos Santos.



Sem comentários:

Enviar um comentário