A Galeria de São Sebastião em Portalegre, abriu ontem (dia 8) as suas portas para a inauguração da Exposição de Marco Gomes, "Simbiose Taurina 3 Séculos de Tauromaquia". Trata-se de um valioso espólio do aficionado e cronista taurino que, nascido em Angola, tem como terra adoptiva a cidade de Portalegre.
Ao acto assistiram vários aficionados e gente do meio taurino entre eles o empresário Carlos Calado, o cavaleiro e ganadeiro Paulo Caetano, o cavaleiro José Maldonado Cortes, os antigos forcados Simão Comenda, João Patinhas e Fernando Coelho.
Na oportunidade foi feita a apresentação nesta cidade do livro de João Cortesão "P'ra que a terra nunca esqueça". Uma obra do conhecido taurino e actual cronista do Jornal "Farpas" em que homenageia com as suas recordações e vivências alguns amigos e aficionados.
Na oportunidade, Mata Cáceres, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre e no uso da palavra durante esta cerimónia, chamou a atenção, em especial dos aficionados, para o perigo a que a Festas dos Touros está submetida, vindo da parte dos intolerantes e daqueles que não sabem viver em democracia, ao não respeitarem os que defendem a Festa como parte integrante da nossa cultura e tradição. Recordou que não está só em causa o aspecto cultural e a tradição mas, também, o sector económico. Isto porque este espectáculo é gerador de muito emprego tão importante para o país e para a região.
Na mesa António José Batista, João Cortesão, Mata Cáceres e Marco Gomes |
Mata Cáceres, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre |
O cavaleiro e ganadeiro Paulo Caetano à conversa com Marco Gomes e a vereadora do pelouro |
Marco Gomes, Simão Comenda, João Cortesão, Mata Cáceres e João Patinhas |
Os aficionados numa das salas onde decorre a exposição que pode ser vista no horário habitual da galeria |
Antigas glórias da forcadagem com alguns elementos do Grupo de Forcados de Arronches |
Sem comentários:
Enviar um comentário