Faleceu no dia 1 de Janeiro deste novo ano, um dos mais valorosos forcados de todos os tempos: José Luís Coragem, contava 83 anos de idade. Nasceu a 27 Fevereiro de 1927, era natural de Alhandra tendo Coruche como sua terra adoptiva. Zé Luís Coragem notabilizou-se como exímio executante da sorte de costas e de cadeira. Comandou esporadicamente uma formação em Coruche destacando-se depois como forcado profissional no grupo de Lisboa nos tempos de Matias Leiteiro, Adelino Carvalho e Carlos Patrício Alvares “Choubé”. Actuou também nos grupos de forcados profissionais da Moita de João Soeiro, Vale de Santarém de Edmundo de Oliveira e de V. F. Xira de José da Vila. Chefiou o Grupo de Profissionais de Riachos de 1951 a 1963. Despediu-se das arenas a 22 Abril de 1973 em Coruche pegando o seu último toiro como forcado do grupo local. José Luís Coragem era neto e sobrinho dos famosos forcados do início do século XX, Luís e Germano Vintém.
Uma das pegas de costas de Zé Luis Coragem (Foto-L.Figueiredo) |
Zé Luís era um homem humilde e de bom trato. Durante a segunda metade dos anos 90 acompanhou com frequência o Grupo de Forcados Amadores de Coruche, apoiando o grupo e os jovens que iam despontando, por vezes dando como exemplo a sua vivencia e estoicismo, as historias da sua vida.
José Luís Coragem foi a sepultar em Coruche no domingo 2 de Janeiro 2011, deixando um legado importante na historia da Tauromaquia e da Forcadagem em especial, e um vazio enorme. Com o seu desaparecimento, partiu um dos mais valorosos Forcados de todos os tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário