Por: António José Zuzarte
Forcados Amadores de Monforte depois de uma actuação no Campo Pequeno |
Monforte é uma das terras deste imenso Alentejo onde a Festa dos Toiros tem mais interpretes, figuras grandes, e onde faltava um grupo de forcados. Este surgiu, começando a dar os primeiros passos, ainda no ano de 1999. Com fardas emprestadas, e ainda muita inexperiência, apresentaram-se mesmo assim em dois ou três espectáculos. Foi porém em 2000 que as novas fardas foram estreadas. Pegaram primeiro um toiro em Espanha, num festival em Almeirim, lá para os lados de Cáceres e, em 20 de Maio, foi a apresentação nos Canaviais, ali bem perto de Évora, onde, em tourada formal, com mais dois Grupos de Forcados, pegaram um curro de toiros de António José Teixeira e conquistaram o troféu para a melhor pega. Foi seu vencedor o seu cabo Paulo Freire, autor de uma grande "cara".
Daí para cá cresceram, ganharam experiência, as corridas foram surgindo e os triunfos também. Conquistaram prémios em boas actuações e, em 2008, apresentaram-se na nossa "catedral" do Campo Pequeno, onde tiveram uma estreia de grande mérito. Pegaram em Espanha e França e, já com onze temporadas, consolidaram uma posição digna e invejável.
De novo o Campo Pequeno, em 14 de Outubro de 2010, a encerrar mais uma época e o primeiro ciclo do Grupo. Na arena lisboeta, o cabo Paulo Freire passou o comando ao Ricardo Carrilho, também um dos fundadores do Grupo e forcado valoroso. Paulo encerrou uma carreira de forcado multifacetado, que com o seu querer e entrega colocou o seu Grupo no lugar de destaque que hoje ocupa. Estamos certos que os triunfos irão continuar para honrar os pergaminhos desta terra aficionada que os viu nascer.
Sem comentários:
Enviar um comentário