sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vamos entrar no defeso e recordo Alfonso Navalón

Alfonso Navalón crítico e escritor taurino
Acordei sobressaltado. Tinha adormecido sentado no cómodo sofá – aquele que sempre elegemos – junto à lareira, lugar onde se está a gosto.
O lume crepitava, aquecendo este prelúdio de Inverno que se adivinha rigoroso neste Alentejo.
No colo, aberto, o livro “Viagen a los Toros del Sol” que tinha elegido para reler, também ele nos fala desses invernos de rigor extremo do Campo Charro.
Sempre guardei na memória de aficionado aquela frase de Alfonso Navalón «(...) sentia o frio trespassar-me os pés através das botas rotas de tanto caminhar pelo Campo Charro de Salamanca (...)»
Alfonso Navalón, crítico, cronista, escritor, ganadeiro e aficionado prático, foi figura polémica de uma época em que no toureio certo sector da crítica taurina funcionava com o famigerado envelope...
É, no entanto, inegável a sua capacidade como escritor, e este livro que agora comecei a folhear de novo dá conta disso mesmo. Dos campos de Salamanca às marismas do Guadalquivir transporta-nos, com magia por ganadarias de solera e casas senhoriais, de ganadeiros que sabiam receber – alguns talvez a contra-gosto abriram as portas ao polémico personagem.
Terminada a temporada é isto que me espera neste “rincón”. O defeso parece-nos sempre longo!
As tertúlias aqui quase não existem. O alentejano nesta época do ano não é muito dado a saídas. É mais de casa, a braseira ou a chaminé são os lugares predilectos para passar os longos serões.

P. S. – Alfonso Navalón viria a morrer em Setembro de 2005
            Publiquei este texto em 2005 na revista N.B. 

Sem comentários:

Enviar um comentário