domingo, 28 de novembro de 2010

Dia de Festa na Rádio Campanário: Touros e cultura em comunhão

O Secretário de Estado da Cultura
A Rádio Campanário de Vila Viçosa comemorou no sábado, 27de Novembro, os seus 25 anos de existência ao serviço da cultura e das tradições desta região do Alentejo. Por isso neste dia tão significativo, o seu Presidente recebeu das mãos do Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, o diploma que confere a esta Associação o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
Ao acto que decorreu no amplo salão dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, compareceu uma multidão que encheu completamente o espaço.
Esta cerimónia que foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, contou para além dos membros da direcção da rádio, funcionários e colaboradores, com a presença da Governadora Civil do Distrito de Évora, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, vereador da Câmara Municipal de Santarém em substituição do Dr. Moita Flores (ausente do estrangeiro), Deputado João Oliveira, Eurodeputado Eng.º Capoulas dos Santos e do deputado Dr. Luis Capoulas.
Para além desta cerimónia estava incluído no programa desta comemoração uma exposição de pintura de temática taurina da autoria do pintor Rui Paim das Neves, a actuação da acordeonista Bianca Luz e um colóquio sobre tauromaquia.
Para participarem no colóquio moderado pelo responsável pelo programa de tauromaquia desta estação de rádio, Hugo Calado, estavam o Dr. João Andrade, Presidente da Associação Portuguesa dos Criadores de Toiros de Lide, Paulo Caetano, cavaleiro e ganadeiro, Paulo Pessoa de Carvalho, empresário e ex-forcado de Montemor e José Cáceres, responsável pelo programa Arte e Emoção da RTP.
Deste debate em torno dos actuais e intemporais problemas da festa, realçamos sem desprimor para os restantes, a participação de Paulo Caetano pela forma frontal e esclarecida como abordou os temos desde o touro ao toureio. Apontou os critérios de selecção do touro, defendendo o touro que traga emoção, e as bases do toureio. A sua evolução, criação de beleza e estética, sem adulterar a sua essência. Considerou que actualmente há mais público nas praças do que aficionados entendedores e por isso mesmo se valoriza mais o acessório do que o essencial.
No final os presentes foram brindados com um lanche à base de carne de touro bravo e iguarias gastronómicas do Alentejo.
As imagens






Sem comentários:

Enviar um comentário