terça-feira, 28 de março de 2017

O falecimento do Maestro Manolo Cortés e "O encontro casual com uma figura do toureio...

Fiquei chocado com o recente falecimento do Maestro de Ginés, Manolo Cortés, o qual vi tourear muitas vezes na sua Sevilha, na sua Maestranza que o admirava.
As oportunidade de o ver surgiram no final dos anos setenta, princípio dos oitenta. No escalafón pontuavam nomes grandes como Curro Romero, José Luis Galloso, Manzanares (pai), Paco Alcalde, Paquirri, Rafael de Paula, Manolo Vasquez e El Viti (estes dois já na recta final), entre outros mais.
Manolo Cortés foi um toureiro de “pellisco”, dessa arte “agitanada”, tocado pela varinha dos eleitos. A composição da figura a “despaciosidad”, o tourear fora do touro, davam-lhe um lugar de previlégio junto dos aficionados.
Depois de retirado apoderou alguns toureiros e ajudou outros como o mexicano David Silveti.
Passados muitos anos (Inverno de 2011) voltei a encontrar o maestro inesperadamente por terras de Monforte, onde esteve num tentadero nos Irmaãos Garçón e que publiquei no Planeta dos Touros com este titulo:
O encontro casual com uma figura do toureio...

A região do norte alentejano é uma zona agrícola e ganadeira. Não é por isso difícil nesta época em que os toureiros preparam as suas temporadas, depararmo-nos com alguns deles que por aqui andam a fazer tentaderos.
Numa destas tardes, em Monforte, no Restaurante “Contra Barreira”, do bandarilheiro Hugo Silva, fui encontrar um dos toureiros que muito admirei. Tratou-se de Manolo Cortés, o toureiro de Gines, intérprete de um toureio de perfume sevilhano, de fino corte e duende.
Estivemos a conversar e recordámos tardes suas que eu presenciei, em especial em Feiras de Sevilha, nos anos setenta/oitenta, onde era figura indispensável nos cartéis de Deodoro Canorea.
Falámos também de uma extraordinária tarde sua em Vila Franca, em que inundou o ruedo da Palha Blanco com o seu toureio de muitos kilates.
Manolo Cortés com o mexicano David Silveti
Estava Manolo Cortés acompanhado pelo novilheiro mexicano David Silveti (que nesta temporada actuava no Campo Pequeno) e estiveram na finca Dª Ana, de Luís Garzón (antes propriedade de João Moura), aqui em Monforte.
Depois da conversa, Manolo Cortés e David Silveti pousaram para a foto e ficaram agradados com o facto de puderem chegar aos aficionados através deste blogue.

Manuel Cortés de los Santos
- Nascimento: Gines 11/06/1949
Primeiro festejo sem cavalos em Santisteban del Puerto a 8 de Setembro de 1965 com Carnicerito de Úbeda.
Debutou com cavalos na temporada de 1966, em Cortegana, a 10 de Maio. Festejo misto com Alvaro Domecq e Rafael Romero. Novilhos de Campos Peña.
Toureou 25 novilhadas em 1966 e 25 em 1967. A primeira cornada surgiu em Castellón em 1967 a 28 de Maio.
Alternativa: Valencia 14/03/68; Cartel: Antonio Ordóñez, Diego Puerta e Manolo Cortés. Touro da alternativa: “Reventador”. Ganadería de Urquijo.
Confirmação: Madrid 14/05/1968. Cartel: Antonio Ordóñez, Miguelín e Manolo Cortés. Ganadería de Urquijo.
Que descanses em Paz Maestro... e que possas tourear para os "anjos no céu" como o fizeste na Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário