terça-feira, 1 de abril de 2014

Em recordação de Hélder Antoño, o forcado que perdeu a vida há 26 anos

Ao remexer nos muitos documentos que como aficionado foi guardando ao longo das últimas décadas, deparei-me com um folheto editado pelo então Governo Civil de Setúbal.
Quando o vi foi como se pela minha memória se projectasse o filme daquela tarde triste para todos os que assistimos ao acontecimento.
“Glória e Tragédia”, foi assim que o meu amigo João Mascarenhas dava título à brochura referente à morte trágica do forcado Hélder Antoño que, aos 21 anos de idade, perdia a vida na Praça de Touros de Alcochete.
Decorria então o ano de 1988 e estávamos no início da temporada. O Hélder nasceu a 27 de Julho de 1966 no Montijo e perdeu a vida a 27 de Março de 1988 ao pegar o touro “Farrusco” nº 3 de 585Kgs da Ganadaria de Dª. Mariana Passanha.
Ao cumprirem-se 26 anos sobre o seu falecimento, prestamos aqui esta pequena homenagem lembrando um grande forcado que, ao serviço dos Amadores de Alcochete dignificou a sua farda e a tradição bem portuguesa de abrir os braços a um touro, no mais puro dos confrontos entre um Homem e um animal de raça brava.

Sem comentários:

Enviar um comentário