sábado, 14 de setembro de 2013

Feira da Moita – Momentos de bom toureio, com a angustia das colhidas

Nesta quarta tourada da Feira da Moita, no “Dia do Fogareiro” com um grande ambiente em torno da praça, este não se traduziu na entrada de público, pois registou-se cerca de meia casa.
Lidou-se um curro de José Luís Pereda “La Dehesilla”, bem apresentado mas de comportamento diverso, Destacaram-se o primeiro, quarto e quinto. Muito complicado o terceiro e como se diz em giria taurina, os restantes atrás das moitas para caçarem a presa.
Uma tourada sempre com o aliciante de se poderem apreciar vários estilos e conceitos de toureio, com um António Telles ao seu nível aproveitando o encastado primeiro; Vitor Ribeiro e Giberto Filipe a apontarem grandes momentos e a pedirem outro lugar no escalafón. Têm muito e de bom para oferecerem aos aficionados, porque isto não pode ser sempre o famigerado “sota, cavalo e rei”, há que dar oportunidades a estes toureiros como a tiveram e aproveitaram nesta Feira da Moita.
Sónia Matias frente ao complicado terceiro da noite, teve recursos e soluções para ultrapassar essas dificuldades de forma digna, enquanto que Tomás Pinto deixou detalhes, esteve asseado mas há que estar mais templado frente aos touros. Para isso há que tourear mais...
Ganas de agradar, bom calção e com um toureio variado, aqui e ali com detalhes do mais puro rejoneo, esteve Jacobo Botero. Valente no abrir a sua actuação com um ferro recebendo o touro directo da saída dos curros. Um percance em que os aficionados sustiveram a respiração quando o touro agarrou a montada pelo peito de forma violenta. Recompôs-se e prosseguiu a lide sem se mirar.
Para pegarem os de Pereda dois dos grupos que na actualidade mais despertam as atenções dos aficionados: Santarém e Amadores de Alcolchete. A emoção esteve presente na praça e também a comoção com a colhida violenta de António Imaginário.
Por Santarém pegaram João Brito à primeira, João Torres à segunda e Ruben Geoveti à terceira em dobra a Imaginário. Fernando Quintela e Pedro Viegas consumaram ao primeiro intento e Nuno Santana à quarta tentativa pelos Amadores de Alcochete.
No intervalo da tourada a empresa Campo e Praça prestou uma singela homenagem a Gilberto Filipe, sendo que, os empresários António Manuel Barata e Albino Caçoete são também seus empresários.











Sem comentários:

Enviar um comentário