quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sevilha – Almanaque de recordações


Desiludido, decepcionado mesmo com o nosso triste panorama taurino, sem novidades, sempre mais do mesmo, refugiu-me por vezes nas recordações que tenho vivido como aficionado.
Num destes dias no Canal Plus Toros, revi o maestro Juan Mora, fora dos ruedos, como convidado do programa taurino deste canal espanhol.
Creio se a memória não me atraiçoa, que já leva trinta anos de alternativa. No ano de 2010, com meia dúzias de muletazos triunfou em Madrid numa tarde emotiva em que corta três orelhas aos de Torrealta.
À minha memória veio-me a primeira vez que vi tourear Juan Moura, então com 12 ou 13 anos.
Foi precisamente por ocasião de uma Feira de Sevilha. Conheci por essa altura um novilheiro venezuelano de nome Pepe Luís Nuñez que me apresentou o João Mascarenhas. O Pepe Luís passou a viver entre Vila Franca de Xira e Montijo. Era frequente por esses tempos estarem nestas duas localidades muitos novilheiros sul-americanos que aqui faziam muitos tentaderos e depois o rumo era Espanha.
Nessa Feira de Sevilha, eu e os meus amigos aficionados, tivemos a sorte de nos encontrarmos com o Pepe Luís Nuñez, que não só nos arranjou um magnífico apartamento de uma amiga que estava para casar… e nos resolveu a questão das dormidas. Graças também ao Pepe, conhecemos um tal Simon, que diziam ter sido como que mordomo de António Ordóñez. Era um personagem com grande cartel por estas paragens. Através deste Simon fomos integrados num grupo de aficionados venezuelanos, ligados ao petróleo, que acompanhavam um novilheiro em que depositavam grandes esperanças, de seu nome Rafael Pirela.
Saímos um dia pela manhã rumo à Serra de Aracena. Fomos para uma finca assistir a um tentadero com este Rafael Pirela e onde toureou um jovencito becerrista de nome Juan Mora. Recordo como se fosse hoje o empenho de seu pai, que teve grande importância na sua carreira. Como recordo já nessa altura o seu recorte de toureiro de arte.
Anos, muitos anos mais tarde, voltei a cruzar-me com Juan Mora, quando deu a alternativa em Badajoz, no dia de S. José do ano de 1994 ao José Luís Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário