quinta-feira, 21 de abril de 2011

Comunicar é preciso

José Luis Cerbián, fundador do jornal "El País"

José Luís Cebrián, prestigiado jornalista e Presidente do Conselho de Administração do jornal “El País”, afirmou numa ocasião em que esteve em Portugal, e numa reflexão sobre o mundo actual da informação e dos media que, estes dependem mais da Microsoft e de Bruxelas do que da Casa Branca. E mais, que os órgãos de comunicação ultrapassam a representação dos partidos.
Isto vem reforçar a nossa ideia de que, cada vez mais, as várias forças em presença, seja em que sector seja da sociedade, escolhem os meios e os media para fazer vingar as suas teses ou fazer passar as suas mensagens.
Sendo assim, no aspecto meramente taurino, assistimos ultimamente a um desses exemplos, ou seja, uma manifestação anti-taurina, escolhe a proximidade da praça do Campo Pequeno e conta com a televisão durante um telejornal, para fazer passar a sua mensagem.
Por outro lado, num programa de temática taurina, pudemos assistir a um autarca que até se confessa não ser um grande aficionado, aproveitar o meio e os media, para afirmar categoricamente a sua disposição e da autarquia a que preside para defender o espectáculo taurino na sua cidade.
Ora bem, se estamos na presença de um fenómeno imparável como é a comunicação global dos tempos modernos, e se como afirmou José Luís Cerbián que a informação hoje ultrapassa a representação dos partidos, só há que aproveitar os media para reivindicar para o mundo dos touros aquilo a que tem direito como um fenómeno de massas (depois do futebol), como está provado e que a classe politica não dá cumprimento.
Estamos de momento a ser governados por um governo de gestão, esperamos que depois das eleições – e até porque este ano e outros que se vão seguir vão ser anos difíceis para a Festa – os taurinos utilizem cada vez mais os media para fazer prevalecer os seus pontos de vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário